Apesar dos desafios da economia mundial, o Ministério das
Obras Públicas do Bahrein (MoW) fez progressos notáveis na
melhoria das infra-estruturas do país durante o ano passado.
Foram concluídos o Porto Khalifa bin Salman, de grande
importância estratégica, a cidade desportiva Sheikh Khalifa
e a construção e recuperação de inúmeras rodovias.

Introdução
Mais de 90% das habitações e instalações comerciais do país foram
ligadas à rede sanitária e a capacidade da circulação rodoviária foi
reforçada em 30% até ao fim de 2009. Entre outros
desenvolvimentos, o MoW assumiu um papel pioneiro na elaboração
de novas normas ao nível da construção bem como especificações
técnicas e contractos para uma maior regulação do sector.
Actuando como o “braço de construção do Governo”, o Ministério
vem exercendo esforços contínuos no sentido de providenciar redes
rodoviárias de qualidade, redes de esgotos em todo o país e edifícios
públicos, em paralelo com o crescimento económico do país.
Um porta-voz do Ministério disse que “2009 revelou ser um
verdadeiro desafio para o Ministério”. Os nossos projectos foram
afectados pelo aumento dos preços dos materiais de construção,
pelas restrições orçamentais e pelos financiamentos de baixo valor
devido à crise financeira global.
Até meados do ano passado, o preço dos materiais de construção
começaram a cair gradualmente, o que permitiu ao Ministério a
realização de importantes projectos já planeados.
Este progresso deveu-se às medidas de precaução a fim de evitar
eventuais atrasos drásticos, levadas a cabo pelo Ministério durante a
implementação dos seus principais projectos.
Estes bons resultados são atribuídos às directrizes e ao espírito de
liderança do Bahrein de modo a reunir fundos adicionais para
projectos de infra-estruturas. Isto reflecte o compromisso do
Governo para alcançar o Plano Vision 2030, cumprindo todos os
requisitos segundo os mais elevados padrões internacionais aplicados
em projectos do MoW.”
O MoW prepara-se agora para lançar importantes empreendimentos,
nomeadamente a Universidade Politécnica do Bahrein, um projecto
de $265 milhões de US dólares, que irá ser desenvolvido no Campus
da Universidade do Bahrein, estando prevista a sua construção
durante dez anos e em várias fases, bem como um importante plano
de transportes públicos.
Outros projectos significativos também realizados – o King Hamad
General Hospital em Muharraq, obras de modernização no Aeroporto,
obras de dragagem no canal do Bahrein, e obras de beneficiação para
o tratamento de esgotos em Muharraq.
Voltando-se para as propostas de metro e monorail, o porta-voz do
MoW refere que o Ministério em cooperação com a Sidra – uma
empresa de consultoria - realizou um estudo, que recomenda a
integração de uma rede de seis linhas de transporte, que ligará
todas as províncias do país. O estudo também recomenda a
diversificação dos meios de transporte propondo a inclusão de
mono vias, vias exclusivas para autocarros, e pequenos eléctricos
interligando Manama (a capital do país), a Seef District e a Budaiya
Road. Além disso, “este projecto para uma nova rede de
transportes será igualmente desenhada a pensar na (ponte) ligação
entre o Bahrain e o Qatar, facilitando interligação de uma rede
ferroviária que fará a ligação aos países do Golfo em etapas
posteriores” refere o mesmo. O objectivo principal da proposta é o
de reduzir o congestionamento de tráfego em cerca de 25%. O
consultor identificou vários locais com áreas densamente povoadas
e com muito comércio para localização das estações de metro.

Sector Rodoviário
Apesar das difíceis condições económicas vividas no ano passado, o
orçamento inicial para atender à demanda deste sector foi
aumentado para cerca de $145,9 milhões de US dólares.
Até finais de 2009, foi gasto um total de $72 milhões de dinares
para a conclusão de projectos rodoviários em consonância com o
projecto estratégico 2021 para o sector rodoviário do MoW. Este
projecto visa garantir uma rede rodoviária segura e eficiente,
propiciando um maior desenvolvimento no futuro, e atrair novas
oportunidades de investimento. Entre os projectos de maior
prestígio da Direcção das Estradas do Bahrein, destaca-se a Ponte
Sidra, que tem como objectivo substituir a actual ponte que se
encontra congestionada e que necessita de reparação, e irá incluir
a construção de duas novas vias rodoviárias. Espera-se que o
projecto venha a ser concessionado até ao final do ano. Outro
grande projecto é a autoestrada Isa Town Gate Interchange onde
cerca de 35% do trabalho já se encontra concluído.
Outros projectos rodoviários executados no ano passado: a ponte
Zallaq, a entrada da Universidade do Bahrain, e as passagens pela
Hamad Town, permitindo a redução do tempo de viagem para o
Circuito Internacional do Bahrain (BIC) e para a Universidade do
Bahrain.

CCIAP