No ano em que o Grupo ATKINS celebra o seu 75º aniversário, a ATKINS Portugal fechou o ano económico 2012/2013 em contraciclo com a economia nacional. Os resultados alcançados ultrapassaram o previsto no orçamento aprovado pelo Grupo para esta unidade de negócios.
É de salientar o facto de 45% do volume de negócios atingido respeitar a contratos celebrados com clientes internacionais. Outra importante constatação é a inversão do peso do Cliente Público no volume de negócios da ATKINS Portugal, tendo, no período em análise, o Cliente Privado representado cerca de 75% do volume de negócios atingido.
Importante para a obtenção dos resultados foi o aumento da produtividade dos nossos colaboradores registado no ano, sensivelmente 16% face ao ano anterior, bem como o significativo aumento nos rácios respeitantes à atividade comercial, onde se verificou um rácio de sucesso de 35,7% na relação entre o numero de propostas ganhas e o numero total de propostas colocadas no mercado, e de 52,6% de sucesso quando comparado o valor total das propostas ganhas com o valor total das propostas colocadas no mercado.
Os resultados alcançados são atribuíveis a uma rigorosa implementação e monitorização do Plano Estratégico aprovado em 2012 para a ATKINS Portugal, que se mostrou adequado e acertado face à situação do mercado nacional e à estratégia global do Grupo ATKINS. A estratégia implementada permitiu que a ATKINS Portugal, não só se redirecione para os mercados externos, maioritariamente de língua oficial Portuguesa, como Angola, Moçambique e Cabo Verde, não esquecendo o Brasil, como também lhe possibilitou continuar a estar focada no mercado nacional, em especial, através de uma crescente fidelização dos seus Clientes atuais, numa abordagem e comportamento que se pretende de parceria e não de fornecedor.
Importante também, e no seguimento da estratégia aprovada, a crescente integração, relacionamento comercial e reconhecimento da ATKINS Portugal no seio do Grupo ATKINS. Esta decisão estratégica é já uma realidade, através da efetivação de alguns contratos comuns entre a ATKINS Portugal e algumas unidades de negócio do Grupo ATKINS, em mercados externos, com resultados alcançados que vêm confirmar que este é, também, um caminho estratégico importante a seguir pela ATKINS Portugal.
Tratando-se de uma empresa de Consultoria de Engenharia, em que os seus principais ativos são as pessoas que compõem o quadro da empresa, importa reforçar o reconhecimento de que estes resultados só têm sido possíveis face ao empenho e profissionalismo de todos os colaboradores da ATKINS Portugal.

Fonte: Atkins Portugal