A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Ascendi culpabilizada por excesso de sinistralidade

  1. #1
    Associado Avatar de almeida
    Data de Registo
    Aug 2010
    Mensagens
    2 134

    Padrão Ascendi culpabilizada por excesso de sinistralidade

    A concessionária que gere a A25, onde na segunda-feira ocorreram dois acidentes que envolveram cerca de 50 veículos, vai receber menos dinheiro do Estado este ano por causa da existência dessa ocorrência, prevê o contrato de concessão.
    A Ascendi, que tem a concessão da A25, que faz parte da SCUT Beira Litoral e Alta, é penalizada nos pagamentos que recebe em função dos índices de sinistralidade, ao abrigo do contrato de concessão em vigor.
    «No contrato de concessão da Beira Litoral e Alta está estabelecido que a concessionária é penalizada em função da sinistralidade», confirmou à Lusa fonte oficial do Ministério das Obras Públicas.
    Assim, «os pagamentos de disponibilidade a efectuar à concessionária são afectados pelos índices de sinistralidade verificados na concessão», acrescentou a mesma fonte, que não quis avançar detalhes financeiros, mas garantiu que «estas cláusulas são habituais nos contratos de concessão».
    A Lusa contactou a Ascendi para obter esclarecimentos sobre este assunto, mas ainda não foi possível obter qualquer esclarecimento.


    in IOL

  2. #2
    VIP Avatar de FrankG
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    517

    Padrão

    almeida, esse é um título enganador, que pode induzir em erro

    A Ascendi, concessionária da A25, onde esta semana ocorreu um grave acidente rodoviário, recusa responsabilidade no acidente e considera que é ainda muito cedo para se falar em cortes de verbas por parte do Estado.
    Fonte da Ascendi, citada pela Lusa sublinha que “o contrato de concessão da A25 estabelece um regime anual de prémios ou deduções nos pagamentos a efectuar à concessionária conforme o índice geral de sinistralidade da concessão seja, respectivamente, inferior ou superior ao Índice de Sinistralidade Médio do conjunto das auto-estradas nacionais”.
    A concessionária da A25 salienta que o acidente de segunda-feira, que envolveu cerca de 50 veículos, “não determina por si só qualquer penalização”, uma vez que “só depois do apuramento dos índices de sinistralidade anuais das diversas concessões será possível determinar o seu efeito nos pagamentos do concedente à concessionária”.
    O esclarecimento da Ascendi surgiu depois de a agência Lusa ter noticiado que, ao abrigo do contrato de concessão, a concessionária se arrisca a receber menos dinheiro do Estado caso este ano aumente o nível de sinistralidade na A25.
    “No contrato de concessão da Beira Litoral e Alta [que inclui a A25] está estabelecido que a concessionária é penalizada em função da sinistralidade”, confirmou à Lusa fonte oficial do Ministério das Obras Públicas.
    Assim, “os pagamentos de disponibilidade a efectuar à concessionária são afectados pelos índices de sinistralidade verificados na concessão”, acrescentou a mesma fonte, que não quis avançar detalhes financeiros, mas garantiu que “estas cláusulas são habituais nos contratos de concessão”.
    Segundo a Ascendi, entre 2007 e 2009, em toda a extensão da concessão Beiras Litoral e Alta registaram-se 357 acidentes com vítimas, dos quais resultaram 10 mortos, 39 feridos graves e 349 feridos ligeiros.
    A A25 resultou da transformação em auto-estrada do IP5.
    Os acidentes de segunda-feira provocaram cinco mortos e mais de 70 feridos


    Fonte-Construir

Tópicos Relacionados

  1. Concessões detidas pela Brisa, Ascendi e Somague dão Prejuízo
    Por Rui Antunes no fórum Vias de Comunicação Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 11-09-2012, 11:17

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •