Publicado a pedido de Carlos Ribeiro - Arktec Portugal, Lda.


A Arktec e a Graphisoft (através da empresa Infor) realizam um Webinário de divulgação do estado da arte do software na tecnologia BIM.

O Webinário está estruturado para a realização de um exemplo prático desde a concepção do modelo arquitectónico, até ao orçamento detalhado do mesmo passando pelo dimensionamento da estrutura e modelação MEP. Durante o Webinário os assistentes vão poder ver em funcionamento os programas Archicad, Tricalc, MEP Modeler e a solução Gest+Mideplan.

A comunicação entre os vários software realiza-se de acordo com a filosofia ‘Open BIM’ o que garante a opção pelas melhores ferramentas para cada tarefa.

A participação é gratuita necessitando apenas de inscrição prévia.

Esta tecnologia tem interesse para donos de obra, arquitectos, engenheiros, orçamentistas e medidores.


Descrição
Divulgação do estado da arte no que diz respeito à capacidade, produtividade e colaboração BIM entre softwares da área da arquitectura, MEP, estruturas, orçamentação e controlo de obras, nomeadamente o programa Archicad da Graphisoft e a solução Tricalc+GestCon+Mideplan da Arktec.

A Graphisoft e a Arktec têm apostado no desenvolvimento das suas ferramentas na área do BIM, tendo lançado durante os últimos meses novidades que vieram aumentar as capacidades e produtividade dos seus programas. Este Webinário é um evento que permite aos profissionais da área da arquitectura, engenharia e construção manterem-se actualizados e aferir das novas capacidades dos programas da Arktec e da Graphisoft na área BIM.

A participação é gratuita necessitando apenas de inscrição prévia. A assistência ao Webinário será feita via internet.


Agenda
16h00 Recepção e Apresentação ARKTEC e INFOR

16h15 Tema 01 INFOR: Criação da Arquitectura do Modelo BIM do edifício - Arq. Ricardo Dias Duração: 25'
Acção a desenvolver: Criar um segmento do edifício e apresentar o edifício no global. Assinalar a classificação dos elementos como estruturais e não estruturais. Criar duas zonas no modelo: sala de aula e wc. Atribuir código às zonas definidas e aos elementos pilar, laje, sapata, viga para orçamentação detalhada em Gest+Mideplan.

16h40 Tema 02 ARKTEC: Integração Tricalc e Archicad: trabalho no modelo BIM, sem preocupações - Eng. Carlos Ribeiro: 25'
Acção a desenvolver: Recuperar em Tricalc o edifício modelado em Archicad. Realizar o ajustamento automático e definir as opções de conversão. Converter em modelo Tricalc e realizar o dimensionamento. Mostrar resultados de armaduras em 3D. Devolver modelo ao Archicad em formato IFC.

17h10Tema 03 INFOR: “Compatibilização de Especialidades: Estrutura e MEP no modelo BIM - Arq. Ricardo Dias Duração: 20'
Acção a desenvolver: Recuperar o ficheiro IFC da parte estrutural no modelo BIM em Archicad. Mostrar pormenores das armaduras da parte estrutural e as alterações realizadas ao nível do tipo de fundação e das secções dos elementos. Realizar a modelação de MEP em Archicad e pipping. Verificar compatibilidades das várias especialidades.

17h30Tema 04 ARKTEC: Orçamentos detalhados e reais a partir do BIM vs Estimativas - Eng. Carlos Ribeiro Duração: 20'
Acção a desenvolver: Explicar o funcionamento da solução Gest+Mideplan. Recuperar o ficheiro IFC do Archicad já com estrutura e MEP. Mostrar a informação recuperada e as classes do Mideplan associadas. Criar o orçamento detalhado. Abrir o Gest e apresentar o orçamento detalhado.

17h50 Perguntas e Respostas. Agradecimentos e Despedida



Inscrição: Cursos e Seminários ARKTEC