XIV SIMAI - Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

Informação socioambiental a serviço do profissional moderno!


Público-alvo
Empresários, diretores de empresas, gerentes de meio ambiente, engenheiros nas mais diversas áreas, técnicos ambientais, professores, estudantes, especialistas, consultores, representantes de organismos públicos e privados, investidores, fabricantes, entre outros.


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Terça-feira - 06 de novembro de 2012
08h30 - 09h00 - Abertura Oficial do XIV SIMAI
09h00 - 09h30 - Welcome Coffee
09h30 - 12h30 - Painel Internacional: Tendências Mundiais para a Sustentabilidade aliadas ao desenvolvimento da Inovação Ambiental, Economia Verde, Energias Renováveis e Práticas de Gestão nos setores de Resíduos, AR, Solo e Água
Com tradução simultânea
Palestra: Magna
Tema: Sustentabilidade Corporativa no Século 21
Palestrante: Jesse L. Thé - Professor da Universidade de Waterloo, no Canadá, e presidente da Lakes Environmental, empresa canadense especializada em inventários de emissões de fontes, mudanças climáticas e ciências atmosféricas. Reconhecido internacionalmente como perito em sustentabilidade corporativa, é, também, o principal autor do arcabouço técnico de normas e leis ambientais regulamentadoras do Canadá e em poluição atmosférica nos estados da Califórnia, Havaí e Oregon, nos Estados Unidos. É um dos autores que mais se destacam - pelo U.S. EPA (Environmental Protection Agency) - na formulação dos protocolos federais dos EUA na área atmosférica e risco humano causado por poluição ambiental. É, ainda, o principal coordenador dos projetos de inventários de emissões da província de Alberta, no Canadá e do Kuait, além dos estados do Wyoming, Nevada, Arizona, Havaí, Minnesota e Louisiana, nos EUA. É, também, vice-editor da principal revista científica do mundo na área de energia, o Journal of Energy Elsevier; e Editor Chefe da ENN.COM, maior site de noticias Ambientais na Internet.
Tema: Reutilização de Efluentes em Ultrafiltração - Potencial e Benefícios
Palestrante: Ralf Krueger - Vice-presidente de vendas da Inge GmbH, com sede no sul da Alemanha. Ele atua na empresa desde o final de 2005 no desenvolvimento de mercados internacionais. Ele começou sua carreira profissional em 1992, como a proposta de ser engenheiro de projeto na unidade de negócios criogênico e separação de ar da Divisão de Engenharia e Contratação da Linde AG. É mestre formado em Engenharia Mecânica e Ciências Econômicas.
Tema: Tecnologia de Tratamento de Resíduos Sólidos
Palestrante: Myeong-Chul Cha - Vice-Presidente Sênior, Doosan Heavy Industries & Construction
Tema: Fornecimento de solução otimizada para o uso da Água
Palestrante: Hyun-Sang Ahn - Diretor Executivo Gerente, Dongho Co., Ltd
Debates
12h30 - 14h00 - Almoço
14h00 - 16h00 - Painel Internacional: Tendências Mundiais para a Sustentabilidade aliadas ao desenvolvimento da Inovação Ambiental, Economia Verde, Energias Renováveis e Práticas de Gestão nos setores de Resíduos, AR, Solo e Água
Com tradução simultânea
Tema: Os desafios da universalização do Saneamento no Brasil
Palestrante: Dante Ragazzi Pauli - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie (1984), com Especialização em Engenharia em Saúde Pública pela USP (1989) e Mestrado em Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie (1988). Trabalhando na Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP desde 1985 atuando como Engenheiro Analista de Projetos (1985/ 1991), Gerente da Divisão de Apoio Suzano (1991/1992); Gerente da Divisão Regional de Mauá (1992/1995); Gerente da Divisão Regional Capela do Socorro (1995/1996); Gerente do Departamento de Expansão Sul (1996/1999); Gerente do Departamento de Serviços Centro (1999/2003); Gerente do Departamento de Serviços Sul (2003/2004); Superintendente da Unidade de Negócio Leste (2004/2011) e Assistente Executivo da Presidência (desde 2011). Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (desde 1985) e Faculdade São Judas (desde 2010). Atualmente é Presidente da ABES-DN e representante no Conselho de Orientação de Saneamento Básico (COSB) da ARSESP e Presidente da Câmara Ambiental do Setor de Saneamento - CaSan.
Tema: Separadores Óticos para Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), resíduo Eletrônico e PET/PEAD – Oportunidades e alternativas!
Palestrante: Carlos Manchado - Engenheiro Eletrônico Industrial formado pela Universidade Politécnica da Catalunha (VIC); é Diretor Executivo da TITECH, desde 2000, para Espanha, Portugal e América Latina. A partir de 2008, a TITECH Espanha tornou-se o segundo maior mercado no mundo em número de separadores ópticos instalados para separação de Resíduos Sólidos visando maximização da Reciclagem.
Tema: Sistema de Limpeza de Gases do Tratamento Térmico de Resíduos (CDR)
Palestrante: Patrick L. J. Pottie - Formado em engenharia mecânica e engenharia elétrica pela Rijksuniversiteit Gent, Bélgica; Master in General Management pela Vlerick Leuven Gent Management School na Bélgica; diretor técnico da Kuttner do Brasil.
Debates
16h00 - 16h30 - Coffee Break
16h30 - 18h30 - Painel Internacional: Tendências Mundiais para a Sustentabilidade aliadas ao desenvolvimento da Inovação Ambiental, Economia Verde, Energias Renováveis e Práticas de Gestão nos setores de Resíduos, AR, Solo e Água
Com tradução simultânea
Tema: Análise da Pegada de Carbono de atividades corretivas em locais contaminados utilizando a remoção de tanques de armazenamento de resíduos perigosos com “Black Pump”
Palestrante: Laura Holguim - Diretora da GICON - Großmann Ingenieur Consult GmbH; Atua em Recuperação e Gestão de Resíduos, Pesquisa e Gestão de Projetos; é formada em Administração de Empresas com ênfase em Química e Meio Ambiente na Universidade de Ciências Aplicadas de Merseburg, Alemanha; é Bacharel em Ciências e mestrado em Estudos Acadêmicos de Gestão de Resíduos e Tratamento de Locais Contaminados, da Universidade Técnica de Dresden, Alemanha. Entre as experiências profissionais atuou na "Química Básica Colombiana SA", em Cali, Colômbia, nas áreas de Qualidade e Certificação de Gestão Ambiental e Análise de Mercado.
Tema: Remediação de Áreas Contaminadas
Palestrante: Paulo Lojkasek Lima - Geólogo formado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, com mestrado em Hidrogeologia pela University of Waterloo, Canadá. Possui 11 anos de experiência na área de investigação e remediação de áreas contaminadas, tendo atuado amplamente em atividades de campo e gerenciamento de projetos associados à contaminação de compostos orgânicos voláteis, hidrocarbonetos e metais. Atua como instrutor do Curso de Investigação de Aquíferos Fraturados junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e como Professor do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC, São Paulo.
Tema: Tecnologias para amostragem de baixa vazão
Palestrante: Bashir Bataille - Formado em Marketing, é o gerente de vendas internacional para Geotech Equipamentos Ambientais, que projeta, fabrica, distribui e aluga equipamentos utilizados para a amostra, monitorar e corrigir o solo, água e ar. Tem ampla experiência no desenvolvimento de negócios na indústria ambiental, especificamente para as águas subterrâneas e do solo com aplicações de petróleo, mineração, aterros e empresas de consultoria ambiental.
Debates

Quarta-feira - 07 de novembro de 2012
08h30 - 12h30 - Painel: "A Política Nacional de Resíduos Sólidos na prática - Responsabilidade, Estratégias público-privadas para a implantação dos Planos de Gerenciamento, Tendências e Avanços"
Presidente de Mesa: Deputado Arnaldo Jardim - Câmara dos Deputados; engenheiro civil POLI-USP; deputado federal (PPS/SP); membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados; autor do PL 2732/2011, que estabelece diretrizes para a prevenção da contaminação do solo, cria a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico sobre Substâncias Perigosas e o Fundo Nacional para a Descontaminação de Áreas Órfãs Contaminadas e altera o art. 8º da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010
Tema: Estratégias para fomentar instrumentos que auxiliem a iniciativa pública e privada nos investimentos em prol da PNRS
Palestrante: Representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
09h30 - 10h00 - Coffee Break
Tema: A PNRS - a responsabilidade de cada setor
Palestrante: Eduardo San Martin - Engenheiro Civil com especialização em controle da poluição ambiental; Gerente da Regional da CETESB de Taubaté entre maio/83 e março/87; Diretor de Controle da Poluição da CETESB entre março/87 e abril/91; Assessor de Meio Ambiente da Presidência da CESP entre abril/91 e março/95; Coordenador de Meio Ambiente da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil entre abril/00 e dez/04; Membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP desde outubro/04; Coordenador de Meio Ambiente do SINDITEXTIL - Sindicato da Industria Têxtil de São Paulo de agosto/05 a dezembro/09; Diretor do Departamento de Meio Ambiente do CIESP - Centro das Industrias do Estado de São Paulo desde julho/09; Diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP - Federação das Industrias do Estado de São Paulo desde março/11 e consultor de empresas para assuntos de Meio Ambiente desde março/95. Entre os principais programas coordenados destacam-se o Programa de Controle da Poluição Ambiental na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no Estado de São Paulo, entre 1983 e 1987, programas da CETESB em Cubatão, Baixada Santista e bacias hidrográficas dos rios Paraíba do Sul, Jundiaí e Sorocaba, entre 1987 e 1991 e Programa de Produção Mais Limpa da FIESP.
Tema: Principais Tendências na Indústria de Gestão de Resíduos
Palestrante: Alexandre Alvim - Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Estre Ambiental.
Formação da Mesa de debates - Tema: Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Visão conceitual, legal e aspectos práticos
Especialistas convidados:
José Valverde - Secretário parlamentar do gabinete do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), na Câmara dos Deputados. Especialista em direito ambiental (PUC-SP). Especialista em Gestão Ambiental (SENAC-SP). Assessorou o deputado Arnaldo Jardim na formulação da Política de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo - Lei 121.300 de 2006, bem como na elaboração do relatório substitutivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos aprovado na Câmara dos Deputados. É diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo;
Fernando Altino Rodrigues - Engenheiro Químico de formação, fez Mestrado na área de Gestão Ambiental da Produção e Doutorado em Comunicação Ambiental (COPPE/UFRJ). É Professor Adjunto do Instituto de Química da UERJ desde 1992. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor desta unidade acadêmica. Tem uma efetiva experiência na indústria química, onde atuou na produção Farmoquímica, Química e, principalmente, na Área Ambiental. É sócio consultor da Interação Ambiental já tendo coordenado e realizado diversos trabalhos nas áreas de gerenciamento de resíduos, gestão ambiental, tratamento e reutilização de efluentes, comunicação em emergências, educação ambiental, entre outras, para grandes empresas do ramo industrial e para outras consultorias.
Debates (público)
12h30 - 14h00 Almoço
14h00 - 16h00 - Painel: Inovação em prol da Sustentabilidade no setor de Tratamento de Água e Efluentes Industriais
Presidente de Mesa: Anicia Pio - Especialista Departamento de Meio Ambiente – FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI/USP; Engenheira da Qualidade Certificada – CQE, pela American Society for Quality – ASQ.
Tema: Processo de Fotooxidação para tratamento de efluentes industriais complexos - vantagens para cadeia produtiva e ao meio ambiente
Palestrante: Eduardo Grigoletto - Engenheiro Químico pelas Faculdades Oswaldo Cruz e pós-graduado em Engenharia e Controle de Poluição Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública - USP; Diretor da Grigo Water SC Ltda., que desenvolve atividade de Tecnologia e Processo de Fotooxidação - Despoluição de Efluentes Industriais Complexos, cujo principal foco de atuação é a locação de reatores e sistemas com foco na recuperação de água, tratamento de efluentes, reuso de água direto: Vinhaça, chorume, emulsões sintéticas, recuperação de fibras, eliminação de cor em efluentes de tinturarias e industrias têxteis, recuperação de proteínas/enzinas de sangue (Frigoríficos), BTX/VOC, fenóis e petroquímicos, recuperação de caixas separadoras de água/óleo com único sistema móvel do mundo. Patente mundial requerida do equipamento; atuou também na Holcim Brasil S.A. - Divisão Resotec, como agente comercial sênior, com o principal foco de atuação no co-processamento de resíduos industriais: destruição térmica de resíduos em fornos de produção de clínquer, entre outras empresas de atuação no setor ambiental.
Tema: Tecnologias para a otimização e melhoria da performance no tratamento de efluentes industriais
Palestrante: Roberto Roberti Junior - Engenheiro Químico formado em 1983 pelas Universidades Oswaldo Cruz (São Paulo). Gerente de Projetos (Tratamento de água e efluentes) da Tecitec Ind. e Com. de Equip. Para Filtração e Tratamento de Efluentes; Engenheiro atuante na área de meio ambiente desde 1982, projetou e instalou mais 500 Estações de Tratamento de Efluentes Industriais nos mais diversos segmentos industriais. Ministrou palestras em diversos órgãos de meio ambiente, sindicatos patronais, delegacias de meio ambiente no Brasil. Membro cadastrado no EPA (USA) desde 1994, onde participou de diversos treinamentos na área de proteção de meio ambiente. Escreveu matérias em diversas revistas técnicas e ministra periodicamente cursos de operação de Estações de Tratamento de Efluentes Industriais e outros equipamentos ligados ao meio ambiente.
Debates
16h00 - 16h30 - Coffee break
16h30 - 18h30 - Painel: Gestão da Ecoeficiência e Produção mais Limpa no setor produtivo
Presidente de Mesa: Carlos Roberto dos Santos - Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP / USP. Mestre em Saúde Pública pela mesma Universidade (FSP / USP). Especialista em Administração Industrial pela Escola Politécnica da USP. Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia Industrial da Universidade Braz Cubas. Também possui cursos de especialização em auditoria laboratorial, qualidade analítica e padrões de referência pelo NIST (EUA) e WTI (Canadá). Professor universitário, atualmente ocupa o cargo de Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, onde atua há 23 anos. É Auditor Sênior de laboratórios ambientais pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, como também, auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.
Tema: Estratégias para ampliar a qualidade e produtividade industrial com a aplicação da Produção mais Limpa
Palestrante: Arlinda Coelho - Química Industrial (UFBA, 1988), Especialista em Gerenciamento Tecnologias Ambientais na Indústria (UFBA, 1999) e Mestre em Gerenciamento e Tecnologia Ambiental no Processo Produtivo (UFBA, 2004); Atuou durante 20 anos no SENAI Bahia como especialista, docente de cursos de técnicos, graduação e pós graduação e Gerente da Área de Meio Ambiente. Atualmente é Gerente Corporativa de Desenvolvimento Sustentável da FIEB - Federação das Indústrias do estado da Bahia. Tem experiência em consultoria junto ao setor produtivo nas áreas de: Produção Mais Limpa, Licenciamento ambiental, Programas socioambientais em empresas e na coordenação de projetos internacionais de Transferência de tecnologias na área Ambiental. Atua ainda como docente de cursos em nível de pós graduação nas Faculdades Área 1, UNOESTE, FTC - UFBA.
Tema: O avanço das Micro e Pequenas empresas na implementação da Ecoeficiência - Projeto destinado ao crédito de carbono para pequenas propriedades rurais
Palestrante: Amilcar Pereira - Consultor do SEBRAE-SP - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo.
Tema: A produção limpa como ferramenta para a consolidação da responsabilidade socioambiental nas empresas
Palestrante: Biagio F. Giannetti - Possui Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (níveis Mestrado, Doutorado é Pós-Doutorado) e líder da linha de pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial da Universidade Paulista. Fundador do Workshop Internacional sobre Produção + Limpa (Advances In Cleaner Production | International Worhshop) e co-fundador da Mesa Redonda Paulista de Produção Mais Limpa. Possui, entre livros, artigos e congressos mais de 200 trabalhos que tratam da Produção e do Meio Ambiente. Editor convidado do Journal of Cleaner Production, da Nova Science Publisher e do Management of Environmental Quality. Membro do Comitê de Padronização do Global Footprtint Network, Fellow Member do National Pollution Prevention Roundtable e Fellow Member do International Society for the Advancement of Emergy Research.
Debates

Quinta-feira - 08 de novembro de 2012
08h30 - 09h30 - Palestra Especial: JPS - Jovens Profissionais do Saneamento e Engajamento no Mercado de Trabalho
Palestrante: Jaqueline Aparecida da Rocha - Graduada em Administração de Empresas, atualmente é aluna regular do mestrado em Engenharia Civil da UNICAMP, área de concentração Saneamento e Ambiente. Entre as atividades acadêmicas, está a participação em seminários e congressos, apresentação de trabalho em eventos no Tocantins e em São Paulo e publicação em revista do setor. Atualmente é Analista de Gestão na SABESP, sendo a representante da Unidade de Negócio Alto Paranapanema, que compreende 48 municípios da região sudoeste do Estado de São Paulo, no grupo tático para implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental em unidades operacionais. Na ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), coordena o Programa Jovens Profissionais do Saneamento.
Reynaldo Eduardo Young Ribeiro - Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela UNISANTA - Faculdade de Engenharia Industrial da Universidade Santa Cecília- Santos/SP. Mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Water Pollution Control pelo ICETT - International Centre for Environmental Technology Transfer - Yokkaichi - Japão. Especialista em Engenharia de Saneamento Básico pela FSP/USP - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua como engenheiro da Superintendência de Gestão de Riscos e Qualidade da Sabesp.
Francisco José de Toledo Piza - Engenheiro Civil (1972) e Tecnólogo em Gestão Financeiro (2008); Presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - FABHAT, Consultor na Área de Saneamento (Planos Municipais de Saneamento), Empresário (Setor Rural e Engenharia Civil) e Professor Universitário.
09h30 - 10h00 - Coffee break
10h00 - 12h30 - Painel: Responsabilidade Socioambiental Corporativa
Presidente de Mesa: José Salvador da Silva Filho - Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Responsabilidade Social (ABNT/CEE-111).
Tema: Programa Sou Legal - Boas práticas do setor Industrial em prol da Responsabilidade Social
Palestrante: Grácia Fragalá - Com formação em Serviço Social, atualmente é Gerente da Divisão de Segurança no Trabalho em empresa de Telecomunicações. Possui experiência de mais de 20 anos em Recursos Humanos, em: gestão de Saúde – Ocupacional e Assistencial, Segurança no Trabalho e Programas de Responsabilidade Social. Atua no Projeto “Nossa Barra Funda” realizado em parceria com a Associação Cidade Escola APRENDIZ, no bairro da Barra Funda, com objetivo de fomentar o desenvolvimento local por meio da criação e fortalecimento das redes sociais e parcerias cooperativas. É membro do CORES – Comitê de Responsabilidade Social da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Tema: A Educação Ambiental como Instrumento da Gestão Integrada
Palestrante: José Lindomar Alves Lima (Doma) - Diretor técnico da Ciclos Consultoria Ambiental, empresa especializada na elaboração e implementação de Programas Corporativos de Educação Ambiental. Mestre em Avaliação de Programas pela Fundação Cesgranrio, com Especialização em Avaliação e Análise Ambiental pela PUC/RJ e Graduação em Serviço Social pela Universidade Veiga de Almeida. Foi analista ambiental da Companhia Vale do Rio Doce (1984-1995) atuando na coordenação corporativa dos projetos de educação ambiental desenvolvidos com os públicos internos e externos da Vale em seis estados brasileiros. Em 1995 fundou a Ciclos Consultoria Ambiental e desde então tem atuado na elaboração e implementação de Programas Corporativos de Educação Ambiental em diversas empresas com o envolvimento de mais de 30 mil pessoas em cursos, oficinas, seminários, workshops e atividades de educação ambiental com os públicos internos e externos. Ministra cursos de Educação Ambiental em escolas, universidades e outras instituições de ensino. Foi facilitador do curso de Educação Ambiental para Gestores do Meio Ambiente do NIEAD/UFRJ. É membro organizador dos Simpósios de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro (SEAERJ/UERJ).
Tema: Gestão da Socioecoeficiência e Educação para a Sustentabilidade
Palestrante: Roberto Araújo - diretor-presidente da Fundação Espaço ECO (FEE). Araújo ingressou na BASF em 2000, após a aquisição da empresa Cyanamid, para assumir a gerência de Product Stewardship (segurança de produto) para o negócio de proteção de cultivos, função exercida até 2006, quando foi promovido a gerente de Comunicação de Marketing Brasil. Nesse cargo, foi responsável pelo planejamento dos investimentos em comunicação, publicidade e promoção de vendas. Participou ativamente do lançamento da marca mundial AgCelence®, além de ser um dos responsáveis pelo pioneiro projeto de restauração florestal e educação ambiental da BASF, conhecido como Mata Viva. Permaneceu na função até 2008, quando assumiu a gerência de Comunicação de Marketing, Sustentabilidade e Product Stewardship para a América Latina, da qual se desligou para assumir a presidência da FEE em maio de 2012. Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF - empresa química líder mundial - com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência e educação para a sustentabilidade.
Tema: Escola educadora para a Sustentabilidade
Palestrante: Profª Ísis Gonçalves - Coordenadora do Projeto EcontrArte de Educação Sociambiental
Debates
12h30 - 14h00 - Almoço
14h00 - 16h00 - Painel:Gerenciamento de Riscos - Procedimentos e ferramentas inovadoras para ampliação do custo-benefício na gestão socioambiental das empresas
Presidente de Mesa: Julio Marty Junior - Presidente da ABPCEA - Associação Brasileira de Prevenção e Controle de Emergências Ambientais.
Tema: Soluções Integradas para o Controle de Emergências Químicas
Palestrante: Jorge Carrasco - Engenheiro Naval Pós-graduado em Gerenciamento de Risco, com 33 anos de experiência em resposta a acidentes com produtos perigosos na América Latina e América do Norte. Foi Gerente Internacional de operações com produtos perigosos do Centro de Segurança e Resposta com Produtos Perigosos (SERTC - Colorado, EUA) durante 12 anos. Respondeu a grandes emergências na Venezuela, México, Chile, Brasil e Estados Unidos. Atualmente é consultor técnico de operações e treinamento da Suatrans Cotec.
Tema: Processos para a identificação e Avaliação de Riscos Ambientais em Cidades
Palestrante: Henrique Lage - Diretor da ALS Consultoria Ambiental e de Risco; Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1976. Possui diversos cursos na área de Segurança, Saúde e Proteção Ambiental (SSPA), inclusive no exterior. 36 anos de experiência em indústrias, nas áreas de Projeto, Produção, Manutenção e Gerenciamento e Auditoria em segurança, saúde e proteção ambiental. Vários trabalhos relacionados com Gerenciamento de Risco, em nível nacional e internacional, sendo consultor sobre o assunto para o Instituto Ambiental do Paraná. Coautor do livro “Meio Ambiente: Acidentes, Lições e Soluções” e articulista na Revista Meio Ambiente Industrial com a coluna Risco & Solução.
Tema: Seguro para Riscos Ambientais
Palestrante: Marcio Guerrero - Graduado em Direito pela Universidade Paulista, atuando no mercado de seguros há 26 anos em grandes empresas como Chubb, Unibanco AIG, Munich Re, ACE/Cigna e Marsh. Atualmente, é responsável pela gestão das carteiras de Responsabilidade Civil, Riscos Ambientais e Gerenciamento de Crises na Chartis Seguros. Também auxilia na estruturação de programas mundiais, desenvolvimento e implantação de novos produtos e linhas de negócios. Nas operações de Resseguros, é responsável pela estruturação de contratos e integralização e negociação de riscos facultativos.
16h00 - 16h30 Coffee Break
16h30 - 18h30 - Painel: Os rumos da Economia Verde no setor empresarial - transição e potencial em prol da Inovação e Sustentabilidade
Presidente de Mesa: Cassio Marx Rabello da Costa - Engenheiro Mecânico graduado pela UFMG, pós-graduado em finanças corporativas pelo IBMEC, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Exerceu diversos cargos técnicos e gerenciais no Banco do Brasil (período 1982 a 2007). É Especialista em Política Industrial da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial desde 2007, onde atuou em projetos setoriais (siderurgia, mineração e energias renováveis). Atualmente responde por projetos sistêmicos do Plano Brasil Maior nas áreas de Serviços, Acesso a Investimentos e Produção Sustentável.
Tema: Uso de energias alternativas com base nos padrões de Smart Grid (Redes Inteligentes)
Palestrante: Professor José Aquiles Baesso Grimoni - Diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP.
Tema: Valorização Ambiental na Cadeia de Resíduos
Palestrante: Fernando Freitas - Engenheiro Civil formado em 2002 pela fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduado em Gestão Ambiental pelo SENAC em 2005. Atua desde 2006 na área ambiental com a implantação e operação do processo de MDL do aterro sanitário de Caieiras da Essencis desde a captação e queima de biogás extraído do aterro sanitário até a verificação e validação junto a ONU dos créditos de carbono gerados. Desde 2010, também coordenou a implantação e atualmente a operação da unidade de recuperação de metais de resíduos industriais que teve início em setembro de 2011;
Palestrante: Leonardo Gouveia de Souto - Engenheiro responsável por aterros e, triagem e valorização de resíduos do Grupo Essencis.
Debates
18h30 - Encerramento


Informações importantes:
Local: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, em paralelo à XIV FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (FIMAI - Feira do Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade).
Dias: 6, 7 e 8 de novembro de 2012. O horário é das 08h30 às 18h30, com carga horária aproximada de 24 horas.
Os benefícios do investimento incluem: certificado de participação on-line, acesso ao link eletrônico com as palestras no site da FIMAI, ecobag e coffee break.
Concedemos desconto de 20% para assinantes da Revista Meio Ambiente Industrial (www.rmai.com.br) e para mais de uma pessoa da mesma empresa.
Mais informações e inscrições: e-mail eventos@rmai.com.br / ou telefones (11) 3917-2878 / 0800 77 01 449.