A Comissão Executiva da Especialização em Direção e Gestão da Construção promove, no próximo dia 9 de novembro, uma visita ao "Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor", atualmente em construção.

Este Aproveitamento reveste-se de uma importância fundamental para o setor elétrico nacional, devido à sua localização, no Douro Superior, a montante da cascata do Douro Nacional, e às suas características, com grande capacidade de armazenamento e grupos reversíveis, a que acresce o facto de poder também ser encarado num quadro de fins múltiplos, na medida em que gera outras valias que extravasam claramente o âmbito do setor elétrico.

O Aproveitamento está situado no concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, no troço inferior do rio Sabor, afluente da margem direita do rio Douro. É constituído por dois escalões, estando o de montante situado a cerca de 12,6 km da confluência do Sabor com o Douro. O escalão de jusante situa-se a pouco mais de 3 km da foz do rio Sabor.
A construção das duas barragens está em fase muito adiantada, estando ainda em curso os trabalhos de construção civil e montagem de equipamentos nas centrais e circuitos hidráulicos de ambos os escalões.

As obras do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor tiveram início em Agosto de 2008 estando a entrada em serviço prevista para o ano de 2014.

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
T 213 132 662 /3/4
E-mail: colegios@ordemdosengenheiros.pt