Utilização de sistemas passivos para mitigação de vibrações dinâmicas em edifícios

O aumento dos preços dos terrenos nas zonas centrais das cidades modernas tem sido dramático nos últimos anos, o que tem vindo a orientar o meio da construção no sentido do desenvolvimento de soluções estruturais que incluam edifícios mais altos e mais esbeltos, muitas vezes como um esforço sobre acrescido para utilizar mais eficientemente o espaço existente e disponível. Estas estruturas de edifícios, altas e esbeltas, conduzem a novos desafios ao nível do controlo de vibrações devido à sua altura acrescida e à redução da sua rigidez. O controlo de vibrações é extremamente importante tanto para o conforto dos ocupantes durante a utilização normal das estruturas como para as situações de ocorrência de ações dinâmicas, como seja o caso de ventos fortes ou até mesmo sismos de magnitude elevada.
Nas últimas décadas os engenheiros projetistas de estruturas têm começado a usar no dimensionamento de edifícios soluções que incluam alguns tipos de “amortecedores” para a mitigação e controlo de vibrações em estruturas de edifícios.
Os amortecedores de líquido sintonizado (ALS) incluem-se na categoria dos amortecedores de vibrações passivos, o que significa que não é necessário qualquer tipo de instrumentação sensível para o seu controlo, sendo como tal a sua instalação e custos de manutenção muito reduzidos quando comparados com outros dispositivos. De facto, tem-se verificado que os amortecedores de líquido sintonizado têm vindo a apresentar um bom compromisso entre a mitigação efetiva de vibrações para ações de carácter dinâmico e o custo associado à sua implementação em estruturas de edifícios novas ou pré-existentes.

LNEC | Apoio à Organização de Reuniões
Av. do Brasil 101 | 1700-066 LISBOA
tel.: 21 844 34 83 | fax: 21 844 30 14
cursos@lnec.pt