A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Técnica de reforço com laminados de CFRP no betão de recobrimento

  1. #1
    Membro Sénior Avatar de Mauricio Rosas
    Data de Registo
    Aug 2012
    Mensagens
    180

    Padrão Técnica de reforço com laminados de CFRP no betão de recobrimento




    A técnica de reforço baseada na inserção de laminados de CFRP no betão de recobrimento tem sido objecto de estudo nos últimos anos. Os laminados têm secção transversal rectangular de aproximadamente 10×1.5mm2 e são fixos ao betão por intermédio de um adesivo epoxy.
    Ensaios efectuados em pilares, vigas e painéis de alvenaria revelaram que a presente técnica é bastante promissora dado que, em comparação com as técnicas de reforço que recorrem à colagem externa do CRFP, são mobilizados níveis mais elevados de tensão nos CFRP, a resistência ao fenómeno de peeling é maior, bem como a capacidade deformacional dos elementos reforçados. Esta técnica também garante maior protecção ao fogo e a actos de vandalismo, bem como maior resistência a danos devidos a acções mecânicas.
    Com vista à detecção e interpretação dos mecanismos de fixação do laminado ao betão, Sena-Cruz e Barros efectuaram uma campanha de ensaios de arranque em flexão. A influência do comprimento de aderência do laminado e da classe de resistência do betão foram os parâmetros analisados. Com base nessa campanha foi possível constatar que, com o aumento do comprimento de aderência e da força instalada no laminado, o deslizamento correspondente à força máxima e o rendimento do laminado aumentaram.
    Com o propósito de investigar o comportamento desta ligação sob acções cíclicas, procedeu-se à realização de uma campanha de ensaios de arrancamento em flexão, tendo sido analisada a influência do comprimento de aderência e da história de carga. No presente trabalho descrevem-se os ensaios realizados e os resultados obtidos são apresentados e analisados.

  2. #2
    Membro Júnior Avatar de fabio_ipt
    Data de Registo
    Aug 2013
    Mensagens
    12

    Padrão

    Obrigado

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •