A Tata Steel Europe, unidade europeia do grupo indiano Tata Steel, receberá o primeiro carregamento de carvão de coque extraído em Benga, Moçambique, no final de Outubro, disse em Nova Deli o presidente executivo da unidade, Karl-Ulrich Koehler.
À margem da conferência World Steel, Karl-Ulrich Koehler disse à agência financeira Reuters que o primeiro
carregamento de 35 mil toneladas deverá chegar ao porto de Immingham, que fica próximo da fábrica do grupo em Scunthorpe, na Grã-Bretanha, devendo ser seguido por cinco ou seis carregamentos adicionais somando 200 mil toneladas até ao final do ano.
“Estes carregamentos não têm grande impacto em termos económicos, sendo o principal benefício conseguir uma fonte adicional estável de fornecimento de carvão de coque de elevada qualidade, que de futuro será progressivamente mais raro”, disse ainda Koehler.
O grupo Tata Steel detém uma participação de 35% na concessão mineira de Benga, sendo o resto detido pela Riversdale Mining, grupo mineiro australiano entretanto adquirido pelo grupo anglo-australiano Rio Tinto.
O fabricante indiano de aço, cuja unidade europeia representa 2/3 apresentou prejuízos ou quebra nos lucros nos últimos três trimestres, parcialmente devido ao facto de não controlar o abastecimento de matérias-primas.

Fonte: macauhub