A primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, está desde domingo em Maputo para uma visita oficial a convite do Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza. Em cima da mesa poderá estar a exploração de gás no país.

Yingluck Shinawatra foi recebida, esta segunda-feira, pelo Chefe do Estado, Armando Guebuza, numa cerimónia que contou com a presença dos membros do Governo e do corpo diplomático acreditado em Moçambique. Nesta que é a primeira visita de Shinawatra ao continente negro, Moçambique e Tailândia assinaram acordos de cooperação ligados à saúde, transportes, turismo e pescas. No âmbito dos acordos ora assinados, o governo da Tailândia participará na área de formação de quadros por meio de concessão de bolsas de estudo aos técnicos moçambicanos e na construção de infraestruturas no país para garantir a operacionalização dos projetos com vista a duplicar o volume de negócios entre os dois países nos próximos cinco anos.

A Tailândia pretende investir na construção de um porto de águas profundas, em Macuse, na província da Zambézia. O investimento inclui a construção de uma linha-férrea, entre Moatize, na província de Tete, e a localidade de Macuse, no distrito de Namacurra, província da Zambézia.

Esta informação foi tornada pública, ontem, pela primeira-ministra tailandesa, que se encontra de visita a Moçambique. A governante, que se faz acompanhar de uma delegação empresarial composta de pouco mais de 60 homens de negócios, revelou, no fim do fórum de negócios entre Moçambique e Tailândia, que o seu país está interessado em investir na construção de infraestruturas no território moçambicano. “A Tailândia tem uma experiência de sucesso no investimento em infraestruturas e na construção de corredores de desenvolvimento. Queremos passar esta experiência para Moçambique e, neste contexto, vamos investir na construção de um porto em Macuse e uma linha-férrea”, avançou a primeira-ministra tailandesa.

Por seu turno, o Presidente da República, Armando Guebuza, incentivou a realização do investimento tailandês em Moçambique e avançou que, graças ao investimento estrangeiro, a economia moçambicana tem estado a registar altos níveis de crescimento, nos últimos anos. Só para ter uma ideia, Moçambique tem estado a receber, em média, três a cinco biliões de dólares em investimento estrangeiro por ano.
in O País