A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Substituição de aterro não controlado encima de rocha firme

  1. #1
    Membro Estagiário Avatar de Eng.Carlos.Vasconcelos
    Data de Registo
    Feb 2017
    Empresa
    Líder Balanças
    Mensagens
    1

    Padrão Substituição de aterro não controlado encima de rocha firme

    Bom dia!

    Eu construo balanças rodoviárias, e recentemente me deparei com a seguinte situação:
    Em uma análise de solo obtive uma profundidade de 1,32m após 39 golpes, com aterro (Argila siltosa com areia fina a média e matacões esparsos, consistência dura, vermelha com variações), após isto havia apenas rocha, como o aterro não tem uma predominância de solo fiquei em duvida entre usar uma sapata encima do mesmo ou substituir o aterro por concreto ou um solo mais resistente, qual a opinião de vocês?

    A sapata deveria suportar 30 toneladas

  2. #2
    reio@ig.com.br
    Visitante

    Mensagem Fundação em aterro

    Citar Publicado Originalmente por Eng.Carlos.Vasconcelos Ver Mensagem
    Bom dia!

    Eu construo balanças rodoviárias, e recentemente me deparei com a seguinte situação:
    Em uma análise de solo obtive uma profundidade de 1,32m após 39 golpes, com aterro (Argila siltosa com areia fina a média e matacões esparsos, consistência dura, vermelha com variações), após isto havia apenas rocha, como o aterro não tem uma predominância de solo fiquei em duvida entre usar uma sapata encima do mesmo ou substituir o aterro por concreto ou um solo mais resistente, qual a opinião de vocês?

    A sapata deveria suportar 30 toneladas
    Meu caro colega, Carlos.
    De acordo com sua descrição geotécnica do solo, após 1,32m há apenas rocha. Portanto, faça sua cava de fundação até o topo da rocha e apoie sua estrutura de fundação nela. Veja que o aterro é bem heterogêneo, embora a resistência à penetração seja alta. Essa heterogeneidade pode induzir altos recalques, comprometendo sua estrutura final. Pense a respeito!!
    Grande abraço,
    Raimundo Eustáquio (Engenheiro Geotécnico da Thalus Geotecnia Ltda).

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •