O grupo português de construção civil Soares da Costa vai procurar concentrar a sua atividade este ano nos mercados externos, particularmente Moçambique, Angola e Brasil, disse o administrador financeiro Gonçalo Andrade Santos.
À margem da Conferência CFO 2013 que decorreu em Lisboa, aquele responsável disse ainda que o grupo vai procurar manter essa linha de atuação, tendo em atenção a retração no mercado português e a expansão significativa nos mercados daqueles três países, bem como dos Estados Unidos da América.
Citado pelo diário Jornal de Negócios, Gonçalo Andrade Santos frisou também a “dificuldade da obtenção de liquidez e crédito em Portugal” no momento atual.
“É mais difícil conseguir 10 milhões de euros para aplicação em Portugal do que obter financiamentos de 100 milhões de euros para Angola, Moçambique ou outros mercados externos”, exemplificou Andrade Santos, segundo o qual o grupo “tem mais facilidade em se financiar junto de bancos internacionais ” para as suas obras e projetos.
Afastando a hipótese de o grupo procurar alargar a atividade a outros mercados, o diretor financeiro da Soares da Costa salientou que 70 por cento da faturação e 80 por cento da carteira de encomendas dizem já respeito aos
mercados externos.

in Notícias