Destinado a estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, urbanismo, design e construção.

Formação: projetar e desenvolver modelos 3D de elevada complexidade e precisão, utilizar modelos virtuais para a extração de peças 2D e realizar imagens finais com recurso ao plug-in V-Ray.

PROGRAMA:

01. Rhino: Interface e Workflow
Apresentação do ambiente Rhino:
- Menus;
- Navegação;
- Visualização;
- Propriedades dos objectos;
- Layers e sublayers.

02. Modelação 2D
O desenho 2D como base para o rigor no 3D:
- Hierarquia de objectos
- Pontos, curvas e superfícies;
- Introdução ao conceito de Nurbs;
- Viewports e Planos de Construção;
- Coordenadas absolutas e relativas;
- Círculos, arcos, elipses e espirais;
- Snaps em objectos.

03. Edição de objectos
Métodos de edição e transformação de objectos:
- Tipos de curvas e o comando Rebuild;
- Comandos de edição 2D e 3D, e interacção entre ambos;
- Pontos de controlo.

04. Modelação 3D
Técnicas e conceitos de modelação livre:
- Superfícies;
- Poli-superfícies;
- Sólidos;
- Deformação de objectos.

05. Preparação de desenhos:
- Make2D;
- Cotas e escala.

06. Casos concretos em projectos de arquitectura:
- Exercícios;
- Extracção de desenhos 2D a partir do 3D;
- Plantas e cortes;
- Axonometrias e cortes perspectivados;
- Terrenos e estradas;
- Preparação de desenhos para modelos físicos.

07. V-Ray: Interface e Workflow:
- Introdução e Toolbar;
- Análise das configurações default;
- Save e Load Settings;
- V-Ray frame buffer. Acção de Formação CURSO Workshop
Agradecemos o vosso apoio ao projecto ARQCOOP. Obrigado!

08. Material Editor:
- Aplicação de materiais e as suas layers.
- Reflexão, refracção e materiais com emissão de luz;
- Bump e Displacement;
- V-Ray Toon Material;
- Transparência e materiais com dois lados;
- Aplicação de texturas e o mapeamento 3D.

09. Iluminação:
- Interior e exterior;
- Conceito de luzes artificiais;
- A luz solar e o céu (Global Illumination);
- Utilização de imagens HDRI como fonte de luz;
- Controlar a luz;
- Controlar a sombra.

10. Câmara:
- Definições;
- Ajustar a vista;
- Depth of field;
- Alpha channels.

11. Output:
- Motores de render;
- Color Mapping;
- Conceito de subdivisão e influência na qualidade;
- Diminuir a qualidade e aumentar a velocidade;
- Aumentar a qualidade e definir o render final;
- Resolução da imagem e resolução da mesh;
- Exercícios finais;
- Introdução à pós-produção com Adobe Photoshop.

Curso validado pela Ordem dos Arquitetos, permite a obtenção de 8 créditos para efeitos da formação obrigatória em temáticas
opcionais, complementar ao estágio profissional.


+info:
enviar email com 'info RHINO' para: NUCLEOARQLUSIADA@GMAIL.COM a fim de obter as condições e o formulário de inscrição