A Câmara Municipal de Santo Tirso anunciou hoje um projecto de regeneração urbana a três anos que prevê o investimento de 10 milhões de euros “para revolucionar o conceito de viver” naquele concelho.
“A Câmara Municipal desenvolveu um projecto inovador – uma parceria entre diversas instituições – que uniu várias entidades em torno de um objectivo comum: a regeneração urbana das margens do rio Ave”, refere a autarquia em comunicado.
A parceria em causa (que reúne a câmara, a DREN, a escola profissional agrícola Conde S. Bento, a Fundação Santo Thyrso e a Associação Recreativa da Torre) resultou num projecto de intervenção a três anos de “10 milhões de euros, em 251 hectares, ao longo de 3,5 quilómetros de frente ribeirinha, abrangendo oito freguesias: Santo Tirso, Santa Cristina do Couto, São Miguel do Couto, Burgães, Sequeiro, Lama, Areias e Palmeira”.
No âmbito desta Parceria para a Regeneração Urbana (PRU) estão previstas várias obras como a criação da Nave Cultural Fábrica do Teles – um espaço destinado a acolher actividades onde será integrado o Centro Interpretativo da Indústria Têxtil – e do Centro de Educação Ambiental que contará com um “laboratório de análise de água, laboratório de observação microscópica e uma pequena biblioteca/mediateca temática”.
A revitalização das margens do Ave passa ainda pela criação de uma Escola Profissional de Hotelaria, pela recuperação do Passeio dos Frades, pela construção de um percurso pedonal e ciclável a ligar o centro da cidade ao Parque Urbano da Rabada que, por seu turno, “vai ganhar uma nova vida com a criação de novas zonas: uma de desporto informal e um parque infantil”.

in construir