A CDU exigiu a concretização de um projecto, elaborado há uma década, para recuperar a escarpa das Fontainhas, Porto, repleta de ruínas e de lixo na sequência das derrocadas de 2000 e do incêndio de Julho deste ano.
“A resolução desse problema passa objectivamente pelo realojamento das pessoas e pela construção de habitações dignas nestes mesmos terrenos, aliás, de acordo com projectos que existem há dez anos e que infelizmente nunca foram aplicados”, disse o único vereador da CDU no executivo camarário do Porto.
Rui Sá, que falava aos jornalistas após uma visita ao local, considerou que o cenário que pode ser visto por quem passeia de barco no Douro ou entra no Porto pelas pontes do Infante e de Luiz I “é uma vergonha para a cidade”.
O eleito da CDU, que vai levantar a questão na primeira sessão camarária pós-férias, insurgiu-se também por o executivo liderado por Rui Rio (PSD/CDS) ter retirado do orçamento municipal, em 2010, uma verba próxima de um milhão de euros que estava afecta à reabilitação da zona.
Lamentou ainda que o executivo tivesse vedado, na mesma área, o Passeio das Fontainhas, que liga esta zona aos Guindais.
“A construção deste muro, com o argumento de que se procura impedir que marginais passem para o interior do terreno, no fundo é tentar varrer o lixo para debaixo do tapete, não resolvendo o problema de ligação entre duas zonas da cidade que têm, aliás, uma afinidade bastante grande”, afirmou.
O início da década de 2000 foi marcado por uma derrocada na escarpa dos Guindais, que obrigou ao realojamento de parte dos moradores.
Já em 26 de Julho deste ano, um incêndio atingiu algumas casas que ali restavam.

in construir