Está na fase conclusiva a actualização do projecto de reabilitação da protecção costeira de Maputo, abrindo caminho para o início das obras, cujo início esta previsto ainda para este semestre.
De acordo com o presidente do Município de Maputo, David Simango, o novo esboço será entregue ainda este mês de Fevereiro pelo consultor, entidade que, em parceria com a edilidade, vai fiscalizar a execução dos trabalhos.
A nova versão, segundo disse, não traz grandes alterações sob ponto de vista técnico, mas sim da quantidade do material necessário para todo o processo de reabilitação da protecção costeira.
Desta feita, a empreitada vai começar na área da ponte-cais de Maputo, mesmo em frente do Ministério das Finanças, ate ã zona do bairro dos Pescadores, passando por todas as zonas intermediárias que com põem a protecção costeira.
De acordo com David Simango, este ê a primeira parte do projecto, sendo que a segunda esta ligada ã estrada da Marginal. 'Temos uma promessa de apoio da União Europeia e, neste momento, estamos no processo de acerto entre nós, o Fundo de Estrada e esta organização dos Estados europeus', acrescentou Simango, sem no entanto indicar datas.
Ainda no rol das intervenções a serem feitas pela edilidade, Simango fez referência as ruas Dona Alice, Dom Alexandre e da Linha. Neste momento, estão em curso negociações entre os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), a
Direcção Nacional de Águas (DNA) e a Administração Nacional de Estradas (ANE), como partes directamente interessadas neste processo.
Decidimos conjuntamente que deveríamos encomendar um estudo para uma abordagem da zona porque sempre que chove ê a linha férrea que sofre, as ruas ou as casas dos munícipes ficam afectadas’, referiu.
O estudo, segundo o edil, será financiado pelos CFM e pelo município, mas enquanto o processo não avança vão prosseguir com as reabilitações de emergência.

in imensis