Pelo menos 7608 hectares de culturas diversas foram irrigados, através de diversos tipos de sistemas de rega
disponibilizados na província de Manica que tem disponível para a presente campanha uma área irrigável de cerca de 19.065 hectares.

O facto foi anunciado pela diretora provincial de Agricultura de Manica, Sónia Nhamaumbo, a qual explicou terem sido beneficiadas cerca de 5428 famílias em vários distritos da província.

Manica, Sussundenga, Báruè e Guro são os distritos apontados por Sónia Nhamaumbo como sendo os que mais áreas irrigadas apresentam.

Chimoio, Gondola e Mossurize são outros distritos onde foram levados a cabo projetos de irrigação usando sistemas como gravidade, motobombas, electrobombas, para além de represas através das quais foi armazenada água que foi utilizada para a irrigação de campos agrícolas dos camponeses dos distritos abrangidos.

No âmbito do PROIRRI, está a ser reabilitado um regadio com cerca de 50 hectares de área, no distrito de Manica, mais concretamente no posto administrativo de Vandúzi que vai beneficiar 34 famílias. Ainda foram dimensionados 15 sistemas de rega, dos quais quatro já possuem cadernos de encargo e dois estão na fase de concurso.
in Notícias