Olá!

Sou novo neste fórum e provavelmente farei uma série de perguntas sobre o meu projeto.

Não sou engenheiro civil formado. Mas e daí? Se eu fosse, isto não mudaria nada. Já é de conhecimento geral que a faculdade não ensina nada. Quem quer aprender algo nesta época, e sobre tudo neste país, precisa ser autodidata mesmo.

Pois bem, com o governo americano imprimindo dólares e com os bilionários de wall street injetando esse dinheiro no mercado imobiliário, causando uma bolhas e hiper inflação, acho que não dá para se dar mais ao luxo de construir e morar num mini palacete. Pra construir uma casinha de míseros 70 m², se gasta uns 100 mil reais, no mínimo, NO MÍNIMO! E a situação é ainda pior levando em conta que o Brasil é uma bosta.

Por esta e por outras eu cheguei à conclusão que a melhor casa para mim é a mais simples e mais barata possível. Acho muito desnecessário (e caro) essa prática de construir uma casa com uma parede maciça de 15 cm, com fios e tubulações passando dentro dela. Rede de esgoto passando por baixo de toda a casa sobre camadas de mármores, pisos, cimento e pedras. Esse estilo de casa é quase uma fortificação militar!

Pois então, eu to pensando numa alternativa e quando (e se) eu acabar pensá-la e tirar todas as minhas dúvidas, vou elaborar um projeto 3D dela e apresentar no YT pra todos verem.

Então, duvida número 01: Fundação

Eu *acho* que a fundação mais simples, que exige menos trabalho e a mais barata, é esta aqui:
Building Your Deck
How to Build a Tiny House - Part 2: Setting a Tiny House Foundation - Community - GRIT Magazine
https://media.licdn.com/mpr/mpr/p/5/...d8/0526048.jpg
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com...b5e5adf749.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-pLNokFPKbW...house%2B10.jpg

Eu não sei o nome desta fundação, nem em português e nem inglês. Portanto, não sei nem o que digitar no Google no YT pra pesquisar.

Se vocês conhecem um bom PDF, vídeo ou artigo sobre essa fundação, por favor me passem, quero aprender!

Quanto ao material da fundação, imagino que é possível optar por madeira, concreto ou aço.
Se for madeira, qual deve ser usada? E é muito provável que ela precise de um tratamento externo pra resistir à umidade aos bichos terrestres. Que produto será preciso passar nela para protegê-la?
Se for de concreto. Quais detalhes técnicos devo saber?
E se for de aço (penso que esta é a melhor opção), qual deve ser a geometria do perfil? E a qual tratamento ele precisa ser submetido para resistir décadas sob a terra?

E eu queria saber também se esse tipo de fundação tem algum problema burocrático/legal aqui em terras tupiniquins.

Aguardo ansiosamente por esclarecimentos!