As obras de reabilitação da barragem de abastecimento de água à cidade de Nacala Porto, na província de Nampula, estarão prontas em Março do próximo ano, segundo garantias dada por Carlos Bonete, engenheiro da obra, ao Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, que há dias visitou a empreitada e ficou a saber que o atual nível de execução da mesma é de mais de 60 por cento.

“Apesar de alguns constrangimentos, estamos convictos de que entregaremos a obra no mês de Março do próximo ano” - assegurou Bonete.
Depois de visitar a empreitada, o ministro, visivelmente emocionado, disse não duvidar que o empreiteiro poderá honrar os compromissos assumidos no contrato. A empresa WBHO, sul-africana, tem a responsabilidade de solucionar o problema de infiltração pelo corpo da barragem, aumentar a altura da barreira e da capacidade de encaixe, construir um novo descarregador, entre outras atividades.
Todas estas obras estão avaliadas em 30 milhões de dólares norte-americanos, valor doado pelo Governo americano ao nosso país, no âmbito de um programa de desenvolvimento social e económico.
Mas se as obras de reabilitação da barragem estão avançadas o mesmo não se pode dizer com relação ao outro lote, o de reabilitação e expansão do sistema (orçadas em 18 milhões de dólares), a cargo do consórcio Tecnofab e Goam, de origem indiana.
Quando faltam quatro meses para a entrega da obra, ainda decorrem escavações para a construção de fundações onde serão assentes os tanques elevados, o que demonstra um relativo atraso.
Na cidade de Nampula, onde igualmente decorrerem as obras de reabilitação da barragem, do sistema e respetiva expansão, foi já ultrapassado o problema que, em algum momento, atrasava o curso normal dos trabalhos. Tal era o caso da ocorrência de rochas ao longo do traçado por onde deve passar a nova conduta adutora.
Segundo a empresa CMC, tratava-se de um problema que não tinha sido assinalado pelas equipas de consultoria no decurso dos estudos preliminares de implementação do projecto.
O projecto deverá instalar-se em cerca de 16 quilómetros de conduta adutora de maior diâmetro e resistência (em ferro dúctil), entre a Estação de Bombagem (EB1 A), (EB2), (EB2A), construção de um novo distribuidor na EB5, com um reservatório apoiado de 5 mil metros cúbicos na zona da Serra da Mesa.
Avaliadas em 37 milhões de dólares norte-americanos, as obras contemplam igualmente a reabilitação e ampliação da albufeira de abastecimento de água para aumentar a sua capacidade de encaixe (dos atuais 18,6 mil metros cúbicos
para 26,8 mil metros cúbicos), duplicação do nível de tratamento (de 20 metros/cúbicos para 40 mil metros/cúbicos dia), reabilitação e reposição da capacidade de Estação de Tratamento (ETA) dos atuais 17 mil metros cúbicos/dia a sua capacidade original de 20 mil metros cúbicos/dia, construção de uma nova ETA (com capacidade de 20 mil metros/cúbicos), instalação de uma nova adutora de água bruta entre a captação e nova ETA, entre outras atividades.
Com a conclusão da empreitada, cerca de 250 mil pessoas vivendo no centro e arredores da cidade de Nampula
passarão a dispor de água canalizada em quantidade e qualidade. O sistema de abastecimento de água à cidade de Nampula é gerido pelo Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG).

in Notícias