As obras de reabilitação da avenida de Moçambique, no troço Jardim-Benfica, só serão concluídas em Julho próximo.
Neste momento, de acordo com quadros da Administração Nacional de Estradas (ANE) que ontem visitaram o local para se inteirarem dos trabalhos de reabilitação, alargamento e melhoramento de um percurso de seis quilómetros. As obras em curso desde 22 de Janeiro de 2010 estão num nível de realização de 35 por cento.
No que tange à colocação da estrutura de base para a asfaltagem da via, estima-se em 95 por cento o nível de realização.
As obras estão avaliadas em 541 milhões de meticais e estão a ser financiadas, a título de crédito ao governo moçambicano, pelo Banco Mundial.
Deste modo, o director de projectos da ANE, Ismael Sulemane, diz estar convicto de que, até à data limite do contrato, todos os trabalhos estarão concluídos. No terreno, já é visível a colocação de asfalto em alguns troços, e, segundo o nosso interlocutor, no final, a estrada terá uma largura entre 15 e 18 metros, e irá comportar duas faixas de rodagem para cada sentido, sendo que em alguns troços da via serão colocados separadores, como forma de garantir a segurança rodoviária e, também, a segurança de peões. Ainda para a segurança de peões, serão construídas duas
pontes aéreas para a sua travessia, sendo uma na zona do bairro 25 de Junho e outra no Benfica. De acordo com a ANE, com a execução destas obras será minimizado o problema de congestionamento na via.

in O País