As obras de construção do Aeroporto Internacional de Nacala, que deverão estar concluídas até Abril de 2014, registaram, até ao momento, um nível de execução estimado em 36 por cento, referente às diversas fases das infraestruturas internas que constituirão a mais moderna realidade aeroportuária de Moçambique.

A nova infraestrutura, avaliada em 177 milhões de dólares americanos, em construção desde Setembro de 2011, terá um total de 16 balcões de check in, duas salas de embarque tanto para o nacional quanto para internacional de passageiros, uma capacidade para acolher, por ano, 500 mil passageiros e, nos dias de pico, um universo que rondará os 1.240 passageiros.

Ainda no capítulo da capacidade, a nova infraestrutura terá quatro placas de estacionamento, duas para aviões de grande porte (tipo Boeing 747) e, nas duas outras, as aeronaves de médio porte que aterrarem e descolar a partir daquela infraestrutura aeroportuária.

O aeroporto, que ocupa uma extensão calculada em 2000 hectares, terá terminal de carga com capacidade para manusear 4.600 toneladas por ano, uma torre de controlo, uma área comercial, entre outros serviços típicos de aeroportos com uma modalidade modernizada.

A pista de aterragem e descolagem, que será a maior do país, cujo comprimento é calculado em 3.100 metros por 845 de largura, já foi executada até 1800 metros, devendo o remanescente ser concluído até Agosto próximo.

Os progressos até então concretizados, na edificação do novo aeroporto, constituem a amostra do grau de execução apresentado ao primeiro-ministro, Alberto Vaquina, que, durante três dias, efetuou uma visita de trabalho à província de Nampula, onde escalou a capital e os distritos da Ilha de Moçambique e de Nacala-Porto.
Fonte: O País