As obras de construção da Nova Ponte de Tete, que ligará o Município da cidade de Tete, através do bairro Samora Machel, e o distrito de Moatize, pela localidade de Benga, em curso desde Abril de 2011, já estão executadas acima da metade, segundo disse o representante do governo no Projeto, Engenheiro Civil, Mateus Jakisson.

Até ao final deste mês, segundo explicou Jakisson, será concluído o último dos 23 pilares no meio do leito do rio, que teve um ligeiro atraso devido ao elevado assoreamento do rio Zambeze, facto que dificultou o acesso dos barcos de transporte de material e pessoal ao local da obra. “Estamos a um bom ritmo e tudo indica que vamos entregar a obra dentro do prazo estipulado”, disse o engenheiro.
O diretor do Gabinete da Nova Ponte de Tete assegurou ao nosso jornal que em Outubro de 2014 será aberto o tráfego rodoviário nesta ponte, com todas as condições criadas, desde as portagens até outros serviços pontuais.
Relativamente à parte solo firme de acesso à ponte, Mateus Jakisson disse que de ambos lados os tabuleiros estão sendo colocados e em termos do progresso da obra já estão executados acima de 60 porcento, o que considerou de bastante positivo atendendo ao curto espaço do arranque daquele projeto.
Alguns constrangimentos relativos às vias de acesso dos dois lados da ponte já foram sanados e decorrem neste momento as obras no traçado ora definido, onde em alguns casos o empreiteiro está a construir algumas pontecas e aquedutos para posterior asfaltagem do pavimento.
A nova ponte sobre o rio Zambeze na cidade de Tete, em obra desde Abril do ano passado, 2011, encontra-se a cerca de cinco quilómetros à jusante da actual, Samora Machel, com o comprimento de cerca de 715 metros e uma largura total incluindo passeios, de cerca de 14.80 metros.
A infraestrutura está sendo construída através de método de avanços sucessivos e a partir dos pilares, com recurso a dois pares de carrilhos de avanço e o vau máximo terá cerca de 135 metros.
A Nova Ponte em construção, no âmbito da concessão “Nova Ponte de Tete e Estradas” foi concebida para suportar volumes e cargas, mas de acordo com as atuais necessidades irá acomodar todo o tráfego pesado logo que entrar em operação e a partir desse momento, a circulação na atual Ponte Samora Machel será restrita a tráfego ligeiro e de
motociclos.
O orçamento daquele empreendimento é de cerca de 105.263.158,00 euros incluindo a reabilitação de cerca de 260 quilómetros de estrada que fazem a ligação da cidade de Tete às fronteiras com o Zimbabwe e Malawi.

A empreitada está a cargo de um consórcio constituído por três empresas portuguesas, nomeadamente Mota-Engil Engenharia e Construções, Soares da Costa Construções e Opway, cabendo à Mota Engil liderar o consórcio.
Um aspeto importante da segunda ponte de Tete é que vai descongestionar o atual tráfego rodoviário na ponte Samora Machel, reabilitada em finais de 2011, que atualmente suporta o trânsito de camiões de grande tonelagem, embora não tenha sido concebida para o efeito. Por outro lado, no contexto do sector dos transportes na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, o projeto significa uma grande oportunidade para a consolidação da ligação dos países do interland, nomeadamente Malawi, Zâmbia, Zimbabwe e o Porto da Beira.

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