Patrícia Franco expõe Escultura e Instalação na Galeria ASVS. A exposição com o título 'Mecânica dos Fluidos' abre ao público Quinta-Feira, 4 de Outubro, pelas 22H00 e estará patente até ao dia 14 de Novembro. A abertura contará com a presença da artista.

Mecânica dos Fluidos, quarta exposição individual de Patrícia Franco, surge-nos como um ensaio, mais do que um estudo.
Debruçado na articulação e desmontagem de conceitos aparentemente tão díspares – memória, entropia, cidade, fluido, infância, água – es
te corpo de trabalhos revela um discurso assente no prazer lúdico da trangressão entre ficção e real, privado e público.
Se os objectos aqui são motores da narrativa, evocação de memórias de uma infância revisitada, é todavia na afirmação das forças que os reclamam e nos mecanismos que os tornam possíveis que se formula uma narrativa. A memória, a irreversabilidade do tempo, a inércia, são-nos traduzidas num exercício das propriedades fuidas da luz, dos liquídos.
Através de uma dependência física do espectador (é pela sua intervenção que o objecto se transfigura em obra), o discurso aqui ensaiado hesita entre a imersão na cidade, num processo de erosão da luz, e a interpelação do outro, num convite à invasão de um espaço. Este espaço. Bem-vindo.
Patrícia Franco

Biografia
Patrícia Franco nasceu em 1977, Porto, Portugal. Vive e trabalha no Porto.
Com formação em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e experiência profissional em programação e produção cultural desde 1999, desenvolve, desde 2007 o seu projecto artístico na área da escultura e joalharia contemporânea.
Expõe regularmente desde 2007, em exposições colectivas e individuais, destacando em 2008, o comissariado e participação enquanto autora em "Do design, Da técnica: 4 perspectivas da Joalharia Contemporânea", Centro de Design de Óbidos; em 2010, foi seleccionada para o projecto "Destination Portugal" do Musem of Modern Art de Nova Iorque, e do MoMA Japão e ainda para uma exposição colectiva de artistas portugueses, PT a PROP na Galeria Aragon 232, Barcelona. Expôs ainda individualmente "BREASTFEEDING" na Casa do Professor em Braga. Ainda em 2010 foi seleccionada pelo Ministério da Cultura para o evento CULTURÁLIA, enquadrado na Programação Cultural da CIMEIRA DA NATO LISBOA 2010, Mosteiro dos Jerónimos.
Em 2011, expôs na Galeria ASVS “Human Physiology” e, durante esse ano, dedicou-se sobretudo à criação de instalações (window-projects) destacando “The Bride” (Cem Cerimónias, Porto) e “By Nature” (Papélia, Porto).
A autora utiliza, em todo o corpo do seu trabalho – escultura, joalharia ou instalação - técnicas do têxtil, resultando em malhas de tricot e crochet, peças bordadas ou tecidas.