A Cimentos de Moçambique aumenta a sua capacidade de produção anual em cerca de meio milhão de toneladas de cimento, mais que o dobro da atual capacidade da fábrica de Dondo A portuguesa Cimpor vai aumentar a capacidade de produção de cimento em Moçambique para 2.4 milhões de toneladas anuais, com a entrada em funcionamento da nova moagem em Dondo, de acordo com um comunicado do grupo controlado pela Intercement, do grupo brasileiro Camargo Corrêa.

Em Moçambique, onde já está a operar desde 1994, a Cimpor dispõe atualmente de uma capacidade de produção de cimento de 1.9 milhão de toneladas anuais, maioritariamente proveniente da fábrica da Matola, na província de Maputo. “Com este crescimento orgânico, a Cimentos de Moçambique, empresa do Grupo Cimpor, aumenta a sua capacidade de produção anual em cerca de meio milhão de toneladas de cimento, mais do que o dobro da actual capacidade da fábrica de Dondo, que abastece os mercados de Sofala, Tete, Manica e sul da Zambézia”, sublinha um comunicado do grupo.

A nova moagem de cimento do Dondo entrou em fase de testes, no dia 27 de Agosto, tendo produzido, desde então, mais de seis mil toneladas, além da capacidade já instalada (0,4 milhões de toneladas).

Trata-se de umas mais-valia para o país, na medida em que se diz que o preço de cimento é alto no país, havendo zonas onde o saco é comercializado a mais de 500 meticais, ou seja, mais do dobro que o recomendado.
in O País