Aqui vai um breve resumo histórico do Betume Borracha que encontrei aqui:

A História do Betume Borracha

Betume Borracha - A sua origem

Asphalt Rubber (AR) é a designação em inglês para uma mistura cujo ligante é Betume Borracha (BB). Betume Borracha é uma mistura de betume a altas temperaturas com granulado de borracha derivada de pneus em fim de vida.

Esta solução tem vindo a ser amplamente utilizada nos EUA, nomeadamente nos estados do Arizona, Califórnia e Texas.

Esta solução tecnológica foi inicialmente desenvolvida em meados dos anos 60, quando o Engenheiro de Materiais Charles McDonald começou a procurar um método de manutenção dos pavimentos, nomeadamente aqueles que estavam danificados por cracking. Os primeiros esforços de McDonald resultaram no desenvolvimento de "bandas" pré-fabricadas de pequenas dimensões (0,61mx0,61m) com betume borracha embebido em papel revestido a parafina.

No entanto, McDonald, reconhecendo que a fissuração por fadiga ocorria em área maiores o conceito foi estendido para grandes secções de pavimento, sendo o betume borracha espalhado com equipamentos slurry seal. Com este processo surgiram algumas dificuldades, pois o tipo de equipamento utilizado não permitia espessura uniforme na pavimentação e além do mais para se obter a reacção desejada entre o betume e a borracha foi necessário aumentar a temperatura do betume até 232ºC ou mais.

No entanto em 1971, a tecnologia estava suficientemente desenvolvida para solucionar estas questões. Nos anos seguintes os equipamentos foram melhorados e ajustados, nomeadamente no que diz respeitos ao bombeamento, medição e capacidade de agitação necessários para lidar com materiais altamente viscosos como o betume borracha.

Na sequência do desenvolvimento de equipamentos de pulverização adequados para aplicar o betume com borracha Charles MacDonald e seus colegas patentearam em 1975 o novo processo de produção deste novo material. Este processo patenteado é descrito como o "MacDonald Process" ou "Wet Process" para fazer Asphalt Rubber (AR)"

O Departamento de Transportes do Arizona (ADOT) acompanhou desde cedo o desenvolvimento do Betume Borracha e, em 1964, fez uma aplicação de manutenção. Em 1968, através de tentativa e erro, houve melhorias satisfatórias podendo de forma segura e consistente ser aplicada a solução. De 1968 - 1972, a ADOT utilizou a tecnologia em seis projectos de reabilitação.

De 1974 até 1989, cerca 1.100 km de estrada foram construídos utilizando SAM ou SAMI com Betume Borracha. Além disso, ADOT e os E.U. Federal Highway Administration (FHWA) patrocinaram numerosos trabalhos de investigação, aumentando o conhecimento sobre o Betume Borracha.

Em 1989 um relatório (ADOT) de investigação da história da utilização da solução indica que o, "asfalto de borracha [betume borracha] tem sido utilizado com sucesso como uma membrana de para controlar a distorção do pavimento, devido aos solos expansivos e para reduzir a reflexão de fendas em sobreposições em pavimentos rígidos e flexíveis."

Ao longo do tempo a ADOT começou a aperceber-se que a solução poderia ser incorporada na mistura betuminosa, quer Open Graded quer Gap Graded. Depois de alguns testes iniciais, em 1988, realizou-se a primeira mistura betuminosa com Betume Borracha.

Este primeiro projecto consistiu numa camada de 25mm em open-graded colocado em vários quilómetros da Interestadual 19, ao sul de Tucson, EUA.


Interestadual 19, antes da intervenção (à esquerda) e Interestadual 19, dezasseis anos depois da manutenção com BB (à direita)

Esta mistura betuminosa continha 10% de betume borracha, em peso, da mistura e foi colocada num pavimento de betão. Desde 1988 até 1996 não houve reflexão de fendas apenas algumas fissuras transversais apareceram sobre as juntas do betão. Em 2004, o distrito do Departamento de Manutenção reviu o projecto e concluiu que, tal como anteriormente não havia necessidade de qualquer manutenção, isto apesar de 18 anos passados.

A partir deste primeiro projecto, dezenas de outros foram construídos com betume borracha com sucesso. Em todos eles o objectivo era controlar as fissuras de reflexão com uma camada fina de material muito elástico.

Actualmente, o AR contém aproximadamente 20% de granulado de borracha de pneus em peso, do teor de betume e é frequentemente referido como o " Arizona asphalt rubber binder".



Fonte: Biosafe