Curso sobre gestão da manutenção de edifícios

Realiza-se no Anfiteatro José Silvestre do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, no dia 8 de novembro de 2012 entre as 14h00 e as 18h00, a Sessão Técnica de Edifícios, "A gestão da manutenção de edifícios".

A gestão do património edificado público adquire hoje uma importância significativa atendendo à dimensão, à relevância social e aos custos associados às fases de funcionamento, exploração e manutenção dos edifícios.
A escassez dos recursos disponibilizados para a fase de manutenção, tem conduzido a degradações aceleradas, quer físicas quer funcionais dos edifícios, com impactes negativos no serviço prestado e na satisfação dos utilizadores, e conduzindo à desvalorização dos imóveis e ao desprestígio das próprias instituições.
Existe uma crescente consciencialização da importância que a manutenção irá assumir, a curto prazo, no setor da construção português, à semelhança do que já acontece em países como o Reino Unido ou o Canadá, em que esta atividade representa cerca de 40 a 50% da atividade da indústria da construção.
Na presente sessão técnica serão abordados os conceitos fundamentais associados à manutenção e à gestão da manutenção de edifícios. Serão apresentados os elementos constituintes do Sistema de Gestão da Manutenção de Edifícios (SGME) destacando nomeadamente: (i) a avaliação do estado de conservação dos edifícios, (ii) os aspetos contratuais, (iii) os sistemas de informação e de documentação e (iv) os indicadores e medidas de desempenho.
Serão apresentados resultados de alguns estudos em curso no LNEC e as atividades realizadas pelas entidades Gebalis e Parque Escolar, na gestão dos bairros municipais da cidade de Lisboa e na gestão da rede de escolas públicas do ensino secundário, respetivamente.


Contacto
LNEC | Apoio à Organização de Reuniões
Av. do Brasil 101 | 1700-066 LISBOA
tel.: 21 844 34 83 | fax: 21 844 30 14
cursos@lnec.pt