Ferramentas de Simulação Hidráulica para Planos de Emergência no âmbito do Regulamento de Segurança de Barragens

3 e 4 de Dezembro de 2012

Coordenação:
Prof. Rui M.L. Ferreira (IST) e Prof. Mário J. Franca (FCT-UNL)

OBJETIVOS

1. Identificar em que medida a simulação matemática é necessária para cumprir o RSB.
2. Apresentar os princípios físicos nos quais se baseiam as ferramentas de simulação.
3. Apresentar o modelo STAV.
4. Levar a cabo um exemplo de simulação.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se a profissionais que possam vir a estar envolvidos em estudos técnicos a desenvolver no âmbito de planos de emergência de barragens nos termos do RSB.

PROGRAMA

Segunda-feira, dia 3 de Dezembro de 2012

09h30 – 10h45 Receção dos participantes. Apresentação dos objetivos do curso. O RSB e a simulação matemática. Distribuição de material de apoio
Prof. Rui M.L. Ferreira

10h45 – 11h00 Intervalo para café

11h00 – 12h45 Módulo I – Planos de Emergência internos e externos. Exemplos.
Prof. Mário J. Franca

12h45 – 14h00 Intervalo para almoço

14h00 – 15h30 Módulo II – Simulação matemática – modelo conceptual 1D e 2D.
Prof. Rui M.L. Ferreira

15h30 – 15h45 Intervalo para café

15h45 – 16h45 Módulo II (cont.) – Simulação matemática – elementos de discretização 1D e 2D. Condições de fronteira e iniciais.
Prof. Rui M.L. Ferreira

16h45 – 17h30 Módulo III – Pré-processamento dos dados e pós-processamento dos resultados do modelo STAV.
Prof. Rui M.L. Ferreira, Eng. Daniel Conde e Eng. Ricardo Canelas

Terça-feira, dia 4 de Dezembro de 2012

09h30 – 10h45 Módulo IV – O STAV-Breach, geração de hidrogramas de brecha.
Prof. Rui M.L. Ferreira

10h45 – 11h00 Intervalo para café

11h00 – 12h45 Módulo V – Caso de estudo. Preparação dos dados de base e geração de malhas.
Prof. Rui M.L. Ferreira e Eng. Daniel Conde

12h45 – 14h00 Intervalo para almoço

14h00 – 15h30 Módulo V (cont.) – Caso de estudo. Simulação 1D.
Prof. Rui M.L. Ferreira

15h30 – 15h45 Intervalo para café

15h45 – 16h45 Módulo V (cont.) – Caso de estudo. Resultados da simulação 2D.
Eng. Daniel Conde e Prof. Rui M.L. Ferreira

16h45 – 17h30 Módulo VI – Análise dos resultados da simulação. Mapas de inundação no âmbito do RSB.
Prof. Mário J. Franca, Prof. Rui M.L. Ferreira e Eng. Daniel Conde


FORMADORES

Prof. Rui M.L. Ferreira: Professor do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico e investigador do CEHIDRO. Engenheiro Civil (IST), Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos (IST) e Doutor em Ciências da Engenharia – Engenharia Civil (IST).
Especializado em Hidráulica Fluvial e Hidráulica Computacional com mais de 90 artigos e comunicações científicas publicados. Docente de disciplinas nas áreas de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos nos 1º e 2º ciclos do currículo de Bolonha. Responsável pela disciplina de Hidráulica Computacional do programa de Doutoramento em Engenharia
Civil do IST. Participou em vários projetos de investigação dedicados ao estudo de cheias, incluindo aquelas decorrentes rutura de barragens, sendo, atualmente, líder de três projetos nas áreas da Hidráulica e da Mecânica dos Fluidos. Participou em diversos estudos de consultoria dedicados à determinação de mapas de inundação para instruir planos de emergência internos, em colaboração com empresas como a Procesl, a Tetraplano ou Matos Fonseca e Associados.

Prof. Mário J. Franca: Professor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do IMAR – Instituto do Mar. Engenheiro Civil (IST), Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros, Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos (IST), Doutor em Ciências – Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Fluvial (École Polytechnique Fédérale de Lausanne). Especializado em Hidráulica Fluvial com mais de 70 artigo e comunicações científicas publicados. Regente das disciplinas de Hidráulica e de Modelos Reduzidos e Computacionais em Engenharia.
Participou em vários projetos de investigação em hidráulica sendo, atualmente, líder de um projeto na área da Hidráulica Fluvial. Participou em vários projetos de barragens e na elaboração de diversos planos de emergência relacionados com cheias naturais e antrópicas, como responsável pela Secção de Hidráulica da empresa Tetraplano ou em colaboração com empresas como a Procesl ou Matos Fonseca e Associados.

Eng. Daniel Conde: Mestre em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST), com especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos. A dissertação de mestrado consistiu na adaptação e aplicação do modelo STAV2D a escoamentos em estuários. O trabalho foi publicado em conferências internacionais e foram submetidos dois artigos em jornais internacionais. Atualmente a iniciar a atividade de investigação, na área de hidrodinâmica computacional, no Centro de Estudos de Hidrossistemas, CEHIDRO, do Departamento de Engenharia Civil do IST.

Eng. Ricardo Canelas: Mestre em Engenharia Civil pelo Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, com especialização na área de Hidráulica. A dissertação de mestrado consistiu em investigação em modelação matemática e computacional de escoamentos variáveis, descontínuos, com transporte sólido. O trabalho culminou no desenvolvimento do modelo STAV2D, usado para modelação de cheias, tsunamis e evolução geomorfógica. O modelo conta com várias publicações de conferências e em jornais nacionais e internacionais. Participou em projetos de estudo cheias e de condições de transporte sólido a jusante de barragens. Atualmente doutorando e investigador no CEHIDRO, na área de modelação de alta performance de escoamentos geomórficos multifásicos e interação escoamento estrutura.

SECRETARIADO

FUNDEC – Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42 * Fax: 21 841 81 93
E-mail: fundec@civil.ist.utl.pt
Internet: New Page 1