As obras de reparação da barragem de Massingir, na província de Gaza, vão custar mais do dobro do inicialmenteprevisto, estando agora estimadas em 30 milhões de dólares, afirmou Suzana Loforte, diretora nacional de Águas.
A avaliação inicial tinha indicado a necessidade de 13 milhões de dólares para repor as infraestruturas danificadas em Maio de 2008, entre as quais a casa do comando da comporta do descarregador de fundo número um, que foi destruída pela força das águas, bem como outras obras adicionais.
Suzana Loforte disse que o governo de Moçambique conseguiu os 30 milhões de dólares necessários junto do BancoAfricano de Desenvolvimento, devendo as obras ter início em 2014.
Entretanto, estão em curso desde Outubro último as obras de construção de um descarregador de cheias auxiliar para aumentar a capacidade de vazão das águas.
As cheias de 2000 mostraram que o descarregador colocado no âmbito de obras de reparação de emergência não tem capacidade suficiente para uma cheia extrema e sendo Massingir uma barragem de terra não pode permitir que ser galgada.
A par da reparação daquela infraestrutura, decorrem contactos com o sector privado e público para a viabilização da central elétrica, o que se afigura urgente devido à elevada procura de energia elétrica bem como ao facto de a instalação das comportas representar mais água na albufeira.
A quantidade de energia a produzir está dependente da procura de água para a irrigação e para o abastecimento urbano que são as prioridades definidas para aquela infraestrutura.

in macauhub