Portugueses Dão Nota Positiva à Ecobuild 2011
--------------------------------------------------------------------------------
A edição 2011 da Ecobuild, o maior evento mundial dedicado ao design e construção sustentáveis e ao ambiente construído contou com a presença de quatro expositors Portugueses, entre as mais de 1300 empresas presentes.
Este ano, aquele que já é o maior evento do Reino Unido no sector da Construção, realizou-se pela primeira vez no ExCeL Centre e uma vez mais teve um crescimento de cerca de 30% quer ao nível de expositores, quer ao nível de visitantes.
Tendo sido na sua génese um evento marcadamente dedicado ao sector na altura ainda marginal da ecologia, a Ecobuild tem-se afirmado como uma ponte entre o sector da construção tradicional e dos produtos ecológicos e tem ajudado a criar um equílibrio entre ambos. Desde o lançamento de novos produtos, criados com a sustentabilidade em mente, e o reposicionamento de outros, a Ecobuild junta num só lugar todas as novas tendências e as grandes vozes da sustentabilidade, abrindo caminho à partilha de ideias e experiências de todos os cantos do Mundo.
Para as empresas Portuguesas presentes, Jular, Mini-Garden, Termolan e Grafik, o evento foi marcadamente positivo. Apesar de representarem áreas diferentes, desde o design aos isolamentos, passando pelas paredes verdes às estruturas de madeira, todos os expositores se mostraram satisfeitos com a qualidade dos visitantes que receberam nos seus stands, reconhecendo-os como os interlocutores ideais.
O pavilhão Português, do qual fizeram parte as empresas acima mencionadas, foi dinamizado pela Câmara de Comércio Luso-Britânica, e funcionou como ponto de encontro das várias missões organizadas por entidades nacionais, como sendo a da Plataforma para o Habitat Sustentável, que levou à Ecobuild uma delegação de 18 pessoas, entre as quais os Presidentes da Câmara de Ílhavo e Águeda.

Sendo agente nacional para a Ecobuild, a Câmara de Comércio Luso-Britânica está já a preparar a edição de 2012, tendo como objectivo não o crescimento do número de expositores, como também o estabelecimento de parcerias com entidades várias que permitam dar um maior destaque à experiência de Portugal no sector da sustentabilidade.