A mostrar resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Dúvida: Betão Auto-Compactável Reforçado com Fibras de Aço‏

  1. #1
    Membro Intermédio Avatar de genial
    Data de Registo
    Sep 2011
    Mensagens
    21

    Padrão Dúvida: Betão Auto-Compactável Reforçado com Fibras de Aço‏

    Olá!

    Imaginando uma estrutura que consiste num caixão com dimensões de 2,20m de comprimento e 1,20m de secção (quadrada), tendo uma espessura que varie entre 5 e 10 cm e sujeita a uma carga de ~4KN/m2, seria possível dimensioná-la sem recorrer a qualquer tipo de armadura - tirando partido do incremento de resistência à tracção e flexão decorrente da introdução de fibra de aço em betão auto-compactável?


    Obrigado,
    João

  2. #2
    Membro Intermédio Avatar de maikelrocha
    Data de Registo
    Mar 2013
    Mensagens
    17

    Padrão

    amigo, tal estrutura, só sera possível, se for sobre o solo, sendo feito um bom tratamento de compactação, não vejo problema. existe um concreto CCR (compactado a rolo, que atinge uma resistência muito grande)
    Se for como laje, eu desconheço esta possibilidade.

  3. #3
    Membro Intermédio Avatar de genial
    Data de Registo
    Sep 2011
    Mensagens
    21

    Padrão

    amigo, tal estrutura, só sera possível, se for sobre o solo, sendo feito um bom tratamento de compactação, não vejo problema. existe um concreto CCR (compactado a rolo, que atinge uma resistência muito grande)
    Se for como laje, eu desconheço esta possibilidade.
    Olá,

    Então, não será possível se eu quiser sobrepor 2 desses caixões e dentro de cada um deles poder estar aplicada uma sobrecarga de 4KN/m2?


    Obrigado,
    João

  4. #4
    Membro Intermédio Avatar de maikelrocha
    Data de Registo
    Mar 2013
    Mensagens
    17

    Padrão

    Explique melhor, oque você esta tentando fazer? pois eu não estou entendendo direito. Como essa peça vai ser apoiada ?...
    sobre vigas, sobre solo ?
    Jaã vi a utilização de fibras no concreto, em contrapiso de industrias.

  5. #5
    Membro Intermédio Avatar de genial
    Data de Registo
    Sep 2011
    Mensagens
    21

    Padrão

    Não encontrei imagem que se assemelhe ao que pretendo, mas cá vai.

    O objectivo é construir uma "caixa" de betão semelhante a http://www.cesarlealsantos.com/image...ara_covais.jpg, mas com uma laje também na cobertura e a uma das faces de menores dimensões aberta.

    Quanto à utilização, as caixas serão dispostas em colunas de duas (2 caixas sobrepostas) e dentro de cada uma será aplicada uma sobrecarga de ~4KN/m2.

  6. #6
    Membro Intermédio Avatar de maikelrocha
    Data de Registo
    Mar 2013
    Mensagens
    17

    Padrão

    Agora acho que entendi.
    Bom, só para você ter uma ideia, simulei o calculo de uma tampa de sumidouro de esgoto, aplicando sobre ela uma carga de
    2 kn, carga pontual. dimensões 2.2m x 1.2m, concreto convencional de 20mpa, a dimensão minima aceita pelo programa foi de 7 cm, e deu muita malha de aço.

    Então com essa carga sua, de 2.64 kn. mesmo desconsiderando as normas aplicadas pelo programa. Ou você utiliza um material que eu desconheço, ou a parte carregada dela tem que ser bem apoiada sobre o solo
    Pelo menos para se ter segurança.

  7. #7
    Membro Intermédio Avatar de genial
    Data de Registo
    Sep 2011
    Mensagens
    21

    Padrão

    Maikel,

    Como já deve ter percebido, o que pretendo são caixas que fiquem deitadas ao comprido com estas dimensões externas:
    - 2,20m de comprimento
    - 1,20m de largura e altura

    Dentro das caixas, será aplicada uma carga de 4 KN/m2 e será sobreposta uma caixa a todas, ficando com pilhas de 2 níveis (ver http://ec.comps.canstockphoto.com/ca...csp5533326.jpg)

    O material deverá ser betão reforçado com fibras de aço (sem qualquer armadura).


    Sei modelar estruturas no SAP2000, mas não sei como modelar esta estrutura.
    Q1: Em que programa você modela estruturas?
    Q2: Como simula o betão reforçado com fibras de aço (sem armadura)?
    Q3: Como você percebe quando não é possível executar a estrutura sem armadura (apenas tirando proveito do incremento de resistência à tracção poveniente das fibras de aço)?


    Obrigado,
    João

  8. #8
    Membro Intermédio Avatar de maikelrocha
    Data de Registo
    Mar 2013
    Mensagens
    17

    Padrão

    Então, eu modelo em cypecad. Desconheço a possibilidade de simular este material.
    Poderia executar um calculo manual, se você tiver as resistências de tração e compressão do material que você deseja utilizar.

  9. #9
    Membro Intermédio Avatar de genial
    Data de Registo
    Sep 2011
    Mensagens
    21

    Padrão

    Resistência à compressão = 35 MPa
    Resistência à tracção = 4,5 MPa

    Obrigado

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •