VIGAS E LAJES MISTAS AÇO-BETÃO: REGRAS GERAIS E DE VERIFICAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO FOGO

4 e 5 de Fevereiro de 2013

Coordenação:
Prof. Luís Calado (IST) e Prof. Paulo Vila Real (UA)

OBJETIVOS
Dar a conhecer os conceitos fundamentais para a análise e o dimensionamento de
vigas e lajes mistas à temperatura ambiente e em situação de incêndio. Explicar as
principais expressões e disposições normativas aplicáveis à verificação da
segurança, tendo por base os Eurocódigos Estruturais. Proporcionar uma correta
aplicação da EN 1994-1-1 e da EN 1994-1-2. Apresentação e discussão de exemplos
de cálculo.

DESTINATÁRIOS
O seminário destina-se a Engenheiros Civis, os quais devem possuir as EN relevantes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso é constituído por oito módulos.

MÓDULO 1 - ANÁLISE DE SECÇÕES TRANSVERSAIS DE VIGAS MISTAS - Classificação das secções transversais; Conexão de corte; Métodos de análise de secções transversais;
Análise plástica; Determinação do momento fletor resistente plástico com interação total; Esforço Transverso; Interação de esforços M-V; Influência da conexão parcial sobre o momento plástico resistente; Análise elástica da secção; Cálculo de tensões normais devido a momento fletor; Cálculo do momento fletor resistente elástico;
Resistência ao esforço transverso; Flexão associada com esforço transverso.

MÓDULO 2 - ANÁLISE GLOBAL DE VIGAS MISTAS - Influência do processo construtivo:
Construção escorada e construção não escorada; Métodos de análise global para os
Estados Limites Últimos: Análise global elástica linear; Modelo fissurado e não fissurado; Redistribuição de momentos flectores em vigas contínuas; Análise global rígido-plástica; Métodos de análise global para os Estados Limites de Utilização:
Análise global elástica linear; Cálculo de deformações; Influência da fendilhação do betão, do processo construtivo e da interacção parcial.

MÓDULO 3 - VERIFICAÇÃO DA SEGURANÇA DE VIGAS MISTAS - Estados Limites
Últimos: Resistência ao corte longitudinal: distribuição de conectores, armadura transversal; Resistência à encurvadura lateral: momento resistente à encurvadura lateral, esbelteza normalizada, momento crítico elástico, coeficiente de redução para a encurvadura lateral, verificação simplificada; Determinação de deformações;
Fendilhação do betão.

MÓDULO 4 – CONCEITOS BÁSICOS SOBRE RESISTÊNCIA AO FOGO DAS ESTRUTURAS E CÁLCULO DAS TEMPERATURAS NO AÇO

Breve referência à regulamentação nacional de segurança contra incêndios em edifícios e às Partes 1.2 (Fogo) dos Eurocódigos Estruturais. Domínios de verificação da resistência ao fogo dos elementos estruturais.
Ações em estruturas em situação de incêndio – acções térmicas e acções mecânicas.
Propriedades térmicas e mecânicas do aço e do betão a altas temperaturas. Evolução da temperatura dos perfis metálicos – perfis protegidos e não protegidos. Materiais e técnicas de protecção passiva.

MÓDULO 5 – RESISTÊNCIA AO FOGO DE VIGAS MISTAS
Métodos de verificação da resistência ao fogo de vigas mistas: valores tabelados e modelos de cálculo simplificados. Regras gerais para vigas mistas. Resistência à flexão das secções das vigas mistas; resistência ao esforço transverso das secções das vigas mistas, combinação de flexão e de esforço transverso; resistência ao corte longitudinal. O conceito de temperatura crítica. Método da temperatura crítica.

MÓDULO 6 – RESISTÊNCIA AO FOGO DE VIGAS MISTAS (continuação)
Verificação da resistência ao fogo de vigas mistas pelo método do momento flector resistente.
Verificação da resistência ao fogo dos pernos de cabeça.

MÓDULO 7 - LAJES MISTAS COM CHAPAS PERFILADAS
Tipos de chapa perfilada.
Situações de projecto. Verificação da chapa perfilada como cofragem. Análise de lajes mistas com chapas perfiladas. Métodos de análise global para lajes mistas. Modos de colapso. Resistência à flexão. Conexão parcial. Método da tensão tangencial;
Resistência ao corte longitudinal. Método m-k; Resistência ao esforço transverso.
Resistência ao punçoamento. Verificação da segurança em relação aos estados limites de utilização: deformações e fendilhação. Lajes “slimfloor”. Análise da viga de aço.

MÓDULO 8 – RESISTÊNCIA AO FOGO DE LAJES MISTAS
Regras gerais para lajes mistas. Verificação da resistência ao fogo de lajes mistas. Dimensionamento de armadura suplementar tendo em vista melhorar a resistência ao fogo das lajes mistas.
Apresentação de uma nova metodologia de cálculo que tem em conta o desenvolvimento de esforços de membrana nas lajes mistas, responsáveis pelo aumento da sua resistência ao fogo, que evita a utilização de armadura suplementar e a protecção passiva contra incêndio das vigas secundárias.

FUNDEC - Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42 * Fax: 21 841 81 93
E-mail: fundec@civil.ist.utl.pt
Internet: New Page 1