Curso de Redução de Ruído nas Cidades: Planeamento e Soluções

1.ª edição - 23 e 24 de Março de 2011 - Estoril
2.ª edição - 30 e 31 de Março de 2011 - Porto


Usufrua das condições especiais de inscrição - 30% de desconto -até ao dia 28 de Fevereiro!

O Curso de Redução de Ruído nas Cidades tem a 1.ª edição agendada para 23 e 24 de Março no Sabóia Estoril Hotel e uma 2.ª edição no Porto, dia 30 e 31 de Março.

Com uma carga horária de 16 horas (horário laboral das 9h30 às 18h30), o curso tem como objectivos gerais contribuir para clarificar os processos de planeamento dos requisitos regulamentares e de qualidade ambiental relacionados com o Ruído.

É ministrado pelo Eng.º Luís Conde Santos, licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores, Mestre em “Sound and Vibration Studies”, do Institute of Sound and Vibration Reserch, University of Southampton e Pós-Graduado em Gestão Empresarial e Industrial.

É nas áreas de Ruído Ambiental e Sistemas de Gestão Territorial do Ruído, que Luís Conde tem vindo a dedicar-se de forma particularmente intensa.

A formação tem um custo de 500€ + IVA, havendo um desconto de 30% nas inscrições efectuadas até ao final do mês de Fevereiro.


DESTINATÁRIOS:

- Técnicos, gestores e decisores com responsabilidades nas áreas do Ambiente, Planeamento e Urbanismo, Fiscalização e Licenciamento nos Municípios, CCDR e outros Organismos Públicos;

- Arquitectos, engenheiros e técnicos de gabinetes de projecto e de empresas de construção e imobiliário, parques industriais e outros equipamentos ruidosos passíveis de serem incluídos em Planos de Redução de Ruído.



Objectivos Específicos

- Consolidar conceitos de Acústica Ambiental.
- Entender como se elaboram mapas de ruído, zonamento acústico e mapas de conflito – base para o Planeamento.
- Saber como elaborar, implementar, avaliar e controlar Planos Municipais de Redução de Ruído –
- Identificar as técnicas de controle e gestão do ruído ambiente aplicáveis.
- Conhecer os procedimentos municipais necessários para PIP, licenciamentos e autorizações de utilização, no contexto do DL 9/2007, DL 96/2008 (Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios) e Portaria n.º 232/2008 // Lei 60/2007 (RJUE).
- Explorar novas tendências no planeamento acústico: paisagens sonoras / soundscaping.

Conteúdos Programáticos

- Breve introdução prática à Acústica Ambiental.
- Elaboração de mapas de ruído e zonamento acústico nos PDM, PU e PP de acordo com o Regulamento Geral do Ruído (DL 9/2007).

- Planos Municipais de Redução de Ruído – como os elaborar, implementar e avaliar na prática
- Técnicas de controle e gestão do ruído ambiente.
- Procedimentos Municipais para PIP, licenciamentos e autorizações de utilização, no contexto do DL 9/2007, DL 96/2008 (Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios) e Portaria n.º 232/2008 // Lei 60/2007 (RJUE).
- Inovação e novas tendências no planeamento acústico: paisagens sonoras / soundscaping.


Para mais informações contacte-nos através do telefone 218 806 148 ou do email jornalarquitecturas@about.pt