PONTES DE TIRANTES: PROJECTO E CONSTRUÇÃO

17, 18 e 19 de Abril de 2013

Coordenação:
Prof. António Reis (IST/GRID)

OBJECTIVOS

Apresentam-se os aspectos fundamentais sobre a concepção, projecto e construção das pontes de tirantes e os desenvolvimentos recentes neste domínio.
O curso está a cargo de engenheiros projectistas nacionais e estrangeiros envolvidos no projecto de pontes, nomeadamente de um dos responsáveis pelo projecto de execução e controlo da fase construtiva de uma das maiores realizações mundiais neste domínio - o Viaduto de Millau em França.

DESTINATÁRIOS

O curso destina-se a engenheiros projectistas e de empresas de construção envolvidos na construção de pontes, bem como a engenheiros de empresas de fiscalização ou da administração pública.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tipologias das pontes de tirantes. Concepção geral. Suspensão axial e lateral, tabuleiros e mastros. Arquitectura e estética das pontes de tirantes. Materiais estruturais para o tabuleiro e mastros. Pré -dimensionamento. As pontes com suspensão axial. Realizações e desenvolvimentos.
Tecnologia de tirantes, sistemas de protecção, ancoragens e instalação. Resistência à fadiga, vibração dos tirantes e sistemas de amortecimento. Processos construtivos do tabuleiro – lançamento incremental e avanços sucessivos. Monitorização da fase construtiva e medição de forças em tirantes.
Comportamento estático e dinâmico sob acções de tráfego. Acções, modelação estrutural e influência do faseamento construtivo. Efeitos diferidos e verificação de esforços. Comportamento não- linear. Exemplo de pré-dimensionamento de uma ponte de tirantes com tabuleiro em betão.
Estabilidade estática e aerodinâmica dos tabuleiros das pontes de tirantes: princípios básicos. Ensaios seccionais em túnel de vento.
Aspectos específicos das pontes de tirantes com tabuleiro em betão, tabuleiros metálicos e mistos aço-betão. Pré-dimensionamento e verificação da segurança. Exemplo de pré- dimensionamento de uma ponte de tirantes com tabuleiro misto aço-betão.
Discussão de projectos, realizações e pormenores construtivos.
Conferência: O Viaduto de Millau.


FUNDEC – Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
E-mail: fundec@civil.ist.utl.pt
Internet: New Page 1