Não quero parecer chato, mas... sabes quem é que te podia responder a isso? O técnico da obra.

No caso de Portugal, qualquer empreiteiro tem, obrigatoriamente, um Diretor Técnico de Obra, que garante a capacidade técnica do empreiteiro.
Numa figura que muitas vezes é confundida, existe a figura de Diretor de Fiscalização, que garante que a obra é feita de acordo com o interesse do Dono de Obra (o teu interesse). Ou seja, é o gajo que obriga o empreiteiro a "andar na linha", já que o DTO apenas pretende garantir a parte do empreiteiro.
Normalmente o DTO é suficiente, e sendo obrigatório, é o único que existe. Numa obra particular não vejo grande necessidade de que exista um DFO, até porque o dono de obra tem a liberdade de escolher um empreiteiro em que sinta confiança. Mas nesse caso, então será o DTO a dar esse conselho.

No Brasil não tenho certeza, mas julgo que será uma mecânica semelhante.

Por isso, não me leves a mal, mas... esperar que alguém te vá dar um conselho de jeito num fórum da internet para poupar o que seria o conselho de um técnico que assumiria essa responsabilidade...?
Pela forma como colocas a questão, infelizmente parece que não existe nenhum técnico que te possa ajudar... e infelizmente isso é parte do problema: todos acham que são engenheiros e que o trabalho do engenheiro não vale nada. Por isso, desculpa, mas nem vou opinar sobre a questão que colocaste.