Publicado a pedido de Manuel Tender - Associação Portuguesa de Coordenadores e Gestores de Segurança
No dia 24 de Outubro de 2012 decorreu no Centro de Congressos da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda o 1º ENCONTRO DA APCGS – “Juntos na Prevenção no Setor da Construção”, organizado pela APCGS, CICCOPN, ACT, Agencia Europeia para a Segurança e Saude no Trabalho, integrado na Campanha Europeia 2012-2013 sob o lema Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis - Juntos na Prevenção.

Os temas abordados incidiram na evolução da Segurança e Saúde na Construção, na formação e qualificação dos técnicos de segurança a nível europeu e na formação específica dos técnicos de segurança para este setor de atividade, que obriga a um conhecimento profundo dos processos e técnicas construtivas e a uma presença e proximidade constante dos postos de trabalho. Relevou-se a incidência dos acidentes de trabalho neste setor, que apesar de estar a registar nos últimos anos algum decréscimo, este pode ser atribuído não só á melhoria dos níveis de segurança nos estaleiros da construção, mas sem dúvida também ao decréscimo de atividade neste setor.

A melhoria das condições de trabalho, bem como o investimento em segurança e no aumento da afetação quer dos técnicos de segurança quer dos coordenadores de segurança a cada estaleiro depende da “vontade do dono de obra” que desempenha um papel fundamental e decisivo em todas as fases do processo construtivo. A sua mudança de atitude e maior consciencialização para a necessidade da prevenção de riscos laborais são determinantes para se promoverem sistemas de gestão e de coordenação de segurança que passem da mera gestão de papéis à efetiva implementação de medidas de segurança que contribuam inequivocamente para a diminuição da sinistralidade e da ocorrência de doenças profissionais. O atual contexto de trabalho em que as relações de trabalho apresentam vínculos cada vez mais precários, em que os técnicos do setor se veem obrigados a emigrar para países muitas das vezes inóspitos, leva também a que estes técnicos estejam expostos a diversos perigos e aos consequentes riscos cujas consequências são tanto de ordem física com psíquica.

Através da apresentação dos sistemas de gestão de segurança de várias empreitadas, relevou-se como é imprescindível a interligação entre os instrumentos de planeamento, de segurança e como as medidas técnicas, designadas por medidas de engenharia, bem como a evolução da técnica são indispensáveis para a prevenção de riscos profissionais.

Neste 1º Encontro ficou também marcado pela vinda de representantes da Associação ISSCO, de Espanha, que expuseram a modo de implementação da Coordenação de Segurança no país vizinho.

Ficou patente, neste 1ºEncontro, que a integração da Segurança nos ciclos produtivos , potencia uma maior competividade das empresas.

O Encontro que reuniu cerca de 300 participantes e 25 parceiros instituicionais, veio demonstrar o interesse e a pertinência do tema e ficou lançado o desafio para realização de novo evento, num futuro próximo.