A primeira linha do tramway de Casablanca foi inaugurada, conforme previsto, a 12 de Dezembro de 2012. O custo final do projeto foi de 590 milhões de euros. A linha tem 31 km, 48 paragens e leva 60 minutos a percorrer o trajeto de terminal a terminal. Cada carruagem leva 600 pessoas, das quais 105 em lugares sentados, e transportam cerca de 250.000 passageiros por dia. A velocidade comercial é de 19 km/hora (velocidade média, tendo em conta as paragens). O horário de serviço é das 6h30 às 22h00 de semana e até às 23h30 no fim-de semana e o intervalo entre as passagens é de 15mn à hora de ponta. A alimentação elétrica faz-se por via das linhas aéreas de contacto localizadas a 6 m dos carris. Foram construídas 23 subestações elétricas ao longo do percurso. Foram ainda utilizadas 2.000 toneladas de aço, 170.000 m3 de betão, desviadas 125,7 km de redes de infraestruturas. Foram reconstruidos 32 km de pavimento, reabilitados 220.000 m2 de passeio, reorganizados 80 cruzamentos e rotundas, plantadas 4.000 árvores ao longo dos 31 Km. Foram colocados 800 bancos em betão e em aço, 2.000 candeeiros públicos e 280 bancos de jardins. Foram utilizados os serviços de 91 empresas das quais 61 marroquinas. O tramway deverá resolver uma grande parte dos problemas de circulação na maior cidade de Marrocos que alberga mais de 4,5 milhões de habitantes.

Fonte: CCILM