A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Cahora Bassa aumenta vendas de energia elétrica

  1. #1
    Especialista Avatar de martinho
    Data de Registo
    Jun 2010
    Mensagens
    336

    Padrão Cahora Bassa aumenta vendas de energia elétrica

    A venda de energia elétrica da Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) à empresa sul africana de eletricidade, ESKOM, vai crescer 4,4 por cento no próximo ano, passando dos 10.318 GigaWatts hora (GWh) projetados para este ano, para 10.774 GWh em 2013. Com uma produção global prevista de 15.952 GWh, a HCB prevê vender 3.458,8 GWh à Eletricidade de Moçambique (EDM), e 1.327,8 GWh à Zimbabwe Electricity Suplier Authority (ZESA).

    Na globalidade, segundo projeções avançadas na proposta do Plano Económico e Social (PES), em 2013, o volume de energia elétrica exportada vai registar um crescimento na ordem dos nove por cento comparativamente ao volume previsto para 2012. Com efeito, estima-se que no próximo ano o volume de exportações de energia elétrica atinja os 13.691 GWh.
    Os números avançados no documento, a cuja cópia o Notícias teve acesso, indicam que as vendas de energia elétrica da HCB à ZESA vão crescer, resultando da compra de 449,5 GWh mais de energia comparativamente a 2012, correspondendo a um incremento na ordem dos 51,2 por cento.
    Por seu turno, as compras da EDM à Hidroelétrica de Cahora Bassa vão aumentar em cerca de cinco por cento, resultado da aquisição de 164,6 GWh adicionais de energia elétrica, comparativamente ao ano em curso.
    Com relação à energia térmica, produzida a partir de sistemas a diesel e do gás natural, o PES 2013 projeta a produção de 956,9 GWh, correspondendo a um crescimento na ordem de 0,1 por cento comparativamente a este ano.
    Globalmente, produção de energia térmica a partir do gás natural da província de Inhambane, vai registar uma relativa estagnação, enquanto que o fornecimento de enegia pela EDM a partir da HCB deverá aumentar ao ritmo do programa de eletrificação em curso no país, prevendo-se que em 2013, cerca de 36,4 por cento da população tenha acesso à energia elétrica.
    De uma forma geral, a prestação de serviços de eletricidade continuará a ser impulsionada pelo programa de eletrificação rural e pela expansão da rede de distribuição de combustíveis, em particular para as zonas rurais, cuja implementação tem registado progressos assinaláveis. Outra acção conducente ao melhor desempenho do sector, é a criação de condições para o aumento do acesso dos moçambicanos a fontes modernas de energia.

    O volume de produção e distribuição de energia elétrica deverá crescer 5,7 por cento em 2013, resultado das decorrentes ações de renovação das componentes críticas da infraestrutura e do parque de produção HCB , com vista a garantir elevados níveis de disponibilidade e fiabilidade dos sistemas, e sustentabilidade do empreendimento a médio e longo prazo.
    No que ao abastecimento de água diz respeito, a proposta do PES para 2013 prev um crescimento dos níveis de disponibilidade de água para as comunidades, o que vai resultar resultará da implementação do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (PRONASAR).
    Este programa, segundo dados em nosso poder, tem potencial para impulsionar não só a disponibilização de água como também a construção de Sistemas de Abastecimento de Água nas zonas rurais.
    Paralelamente, a implementação de atividades ligadas à Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento e do Fundo de Investimento e Património de Água (FIPAG) vai assegurar o abastecimento de água nas cidades e vilas do país.

    in Notícias

  2. #2
    Membro Júnior Avatar de William
    Data de Registo
    Apr 2013
    Mensagens
    10

    Padrão

    Obrigado pelo compartilhamento deste artigo!

Tópicos Relacionados

  1. Tubulações de Elétrica em Lajes Nervuradas
    Por Luiz Buzanello no fórum Instalações Técnicas em Edifícios
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 04-04-2013, 22:14
  2. Respostas: 0
    Última Mensagem: 27-11-2012, 17:06
  3. [Moçambique] - REN em Cahora Bassa
    Por mariomatias no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 07-07-2010, 11:30
  4. Portugal negoceia venda da sua participação na cahora bassa
    Por samuel no fórum Hidráulica Fluvial
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 08-03-2010, 15:54
  5. Barragem Cahora Bassa
    Por alexribeiro no fórum Hidráulica Fluvial
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 11-01-2010, 17:40

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •