Os voos internacionais para o Aeroporto Internacional de São Pedro, na ilha caboverdeana de São Vicente, iniciaram-se a 22 de Dezembro de 2009, quase seis meses depois do previsto. A infraestrutura foi inaugurada pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que viajou a bordo de um Boeing 757 da TACV, com convidados.

De enorme significado para a ilha de São Vicente, esta porta directa para o exterior trará uma nova dimensão ao seu desenvolvimento permitindo-lhe retomar a histórica vocação internacional num registo abrangente de prestação de serviços e recepção e movimentação de pessoas e mercadorias envolvendo sectores de negócio bem definidos.

Governo e operadores económicos acreditam que este investimento catapultará o desenvolvimento de toda a região norte do arquipélago, já que vários investimentos, turísticos e não só, foram pensados tendo em conta as ligações de e para o Mindelo e as ilhas de Santo Antão, que não possui infraestrutura aeroportuária, e São Nicolau, com aeródromo para voos domésticos.

O aeroporto internacional de São Pedro enquadrar-se-á num conjunto de infraestruturas já existentes, ou a criar, de modo a converter São Vicente num centro logístico, com o incremento das actividades ligadas ao Porto Grande (clique para aceder a informação), que inclui um porto de pesca internacional, serviço de reparação naval, uma Zona Franca Comercial (a criar), uma Zona Industrial (clique para aceder a informação), já existente, e um entreposto de produtos petrolíferos.

As obras de transformação do aeródromo de São Pedro duraram três anos e ficaram concluídas em finais do ano passado, com um custo estimado em cerca de três milhões de contos (27,2 milhões de euros), mas atrasos sucessivos na certificação, a par de algumas reparações finais, obrigaram a adiar a abertura aos voos internacionais. As obras incluíram trabalhos de remoção de dois montes no extremo norte da pista, desvio da estrada nas imediações do aeroporto, trabalhos de extensão e alargamento da pista e construção de parque de estacionamento. O novo terminal, por seu lado, que entrou em funcionamento para voos internos em Setembro de 2008, ocupa uma área de cerca de 11.000 metros quadrados, distribuída por três pisos, com capacidade para acolher 500 passageiros/hora.

Cabo Verde ficará com quatro aeroportos internacionais, homologados pela IATA-Associação Internacional da Aviação Civil: Sal, Praia (Santiago), Rabil (Boavista) e São Pedro (São Vicente) sendo que a pista do aeroporto de São Pedro está apta para acolher aparelhos com o Código de Referência 4D, da IATA, que equivale aos Boeing B737 e B757 e Airbus 310, 319 e 321.

As habituais companhias aéreas com ligações regulares a Cabo Verde, TACV e TAP-Portugal, estão interessadas em assegurar ligações regulares para este novo aeroporto.

Fonte: Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde