Brasília - O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, recebeu nesta quinta-feira, em Campo Grande, os empresários Manuel Messias e Manuel Soares, da empresa portuguesa de construção civil MRG Engenharia e Construção, que está interessada em investir em Mato Grosso do Sul.

Os empresários portugueses visitaram a Fiemg acompanhados pelo superintendente do Banco do Brasil em Lisboa, Caio Neves, que já foi superintendente estadual da instituição financeira, para conhecer as potencialidades econômicas do Estado.

Segundo Sérgio Longen, a presença dos empresários portugueses já é fruto das missões empresariais que a Fiems fez à Europa. "Agora começamos a receber empresários interessados em investir em Mato Grosso do Sul. Entendemos que essa internacionalização dos investimentos no nosso Estado deve gerar reflexos positivos para a economia estadual", analisou o presidente da Fiems após o encontro.

Já o ex-superintendente do BB no Estado, Caio Neves, informou que a MRG atua em várias áreas da construção civil em Portugal e identificou Angola e o Brasil como países com grandes oportunidades para investimentos estrangeiros. "Hoje, na Europa, o Brasil é muito bem visto e as empresas que mantêm contatos com brasileiros que possam de alguma forma auxiliá-las têm nos procurado para mostrar um pouco mais do nosso País", explicou o atual responsável do BB em Lisboa.

Caio Neves acrescenta que, normalmente, a maioria dessas empresas européias acaba indo para São Paulo, que já é um mercado maduro, mas que procura explicar para elas que as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul também dispõem de grandes oportunidades para investir.

"Estamos desde o início da semana com esses empresários portugueses e já mostramos para eles alguns números e projetos do Estado. A princípio, todas as impressões deles são de que tudo o que foi mostrado está muito além do que eles imaginavam", garantiu.

"Estamos trabalhando em Portugal, tentando identificar empresas que tenham potencial e condições de abrir negócios no Estado, trazendo para cá um modelo de gestão ampliado e novas tecnologias para cumprir o desafio de fomentar o desenvolvimento sul-mato-grossense", ressaltou ainda Caio Neves, segundo informou a Fiemg.

O empresário Manuel Messias, representante da MRG Engenharia e Construção, destacou que o objetivo da visita a Mato Grosso do Sul é verificar as oportunidades disponibilizadas pelo Estado e analisar o ambiente empresarial e de negócios da região, além de falar com as autoridades locais.

"Nessa reunião realizada aqui na Fiems nós podemos perceber que o Estado tem muitas oportunidades e um ritmo de desenvolvimento interessante", evidenciou o empresário português, acompanhado do seu sócio Manuel Soares.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a vinda dos empresários portugueses ao Estado é fruto das missões empresariais realizadas pelo Governo do Estado e pelo sistema Fiems à Europa aliadas ao trabalho do ex-superintendente do BB, Caio Neves, que hoje ocupa um cargo no Banco em Lisboa.

"Ele está fazendo essa interlocução com o empresariado português para trazê-lo para o nosso Estado, onde poderá conhecer as nossas potencialidades. Vamos torcer para que eles venham e possam trazer mais desenvolvimento para Mato Grosso do Sul", destacou Tereza Costa Dias.

A MRG foi fundada em 1978, atuando principalmente no distrito da Guarda, na região Centro-Norte de Portugal. O seu fundador, Manuel Rodrigues Gouveia, manteve a gerência da empresa até 1991, tendo desde então sida ocupada pelo seu filho, Fernando Gouveia.

Em 1998 fez-se a transição para sociedade anónima. Em 2000 foi criada uma nova área de negócios, que engloba a construção de vias de comunicação, infra-estruturas e ambiente.

Com 164 colaboradores no final de 2008, a construtora portuguesa atingiu nesse ano um volume de negócios de 85 milhões de euros e um lucro de 5,7 milhões.