A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Alvenaria estrutural

  1. #1
    Membro Estagiário
    Data de Registo
    Apr 2013
    Mensagens
    1

    Padrão Alvenaria estrutural

    Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês da área de Engenharia Civil.

    Recentemente adquiri um apartamento em um condomínio de prédios. Esses prédios foram construídos em alvenaria estrutural. Gostaria de saber o que eu posso e o que e não posso fazer do ponto de vista da Engenharia Civil, pois segunda a construtora e a administração do condomínio eu não posso pregar um prego na parede.

    Eu realizei algumas alterações na unidade como trocar uma porta de alumínio que dá acesso a uma área de luz ( área privativa) e inverti um tanque ( ele estava dentro do apartamento e passei ele para fora, apenas invertendo o encanamento, na mesma direção).

    Estou sendo questionado pelas alterações e estão falando que essas alterações podem comprometer a estrutura do prédio podendo até cair.

    Qual a opinião de vocês engenheiros?

    Muito Obrigado

  2. #2
    Membro Júnior Avatar de ladolfo
    Data de Registo
    Oct 2012
    Mensagens
    10

    Padrão

    Boa noite amigo,

    A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que dispensa a utilização de elementos estruturais convencionais, como vigas e pilares. Ao invés disso, é a própria alvenaria, geralmente em blocos de concreto fabricados com uma resistência específica, que atuam como elementos estruturais.

    Deste modo, quando um engenheiro projeta utilizando este método, todas as paredes possuem uma função estrutural, que se alteradas sem a verificação do projetista, podem vir a comprometer todas a estabilidade global da estrutura.

    Recomendo que caso tenha a intenção de efetuar alguma alteração interna no apartamento, tente contatar o engenheiro responsável pelo projeto estrutural em alvenaria, e solicite maiores informações sobre o que pode ou não ser feito no seu apartamento.

    E lembre-se, nunca execute alterações em apartamentos sem o acompanhamento de um engenheiro civil. Acidentes como esses estão cada vez mais presentes nos noticiários.

Etiquetas deste Tópico

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •