37º Colóquio da Qualidade

“É do conhecimento geral que a atual recessão económica está a afetar as organizações de diferentes formas, em particular a implementação de atividades e práticas de gestão da Qualidade. Apesar disso, a maioria das organizações continua a destacar a aposta na Qualidade como uma vantagem competitiva no mercado global e como estratégia “anti-crise”.

De facto, uma organização que fornece produtos ou presta serviços de elevada Qualidade pode tirar partido da situação de duas formas. Por um lado, com produtos e serviços de elevada Qualidade e superiores aos da concorrência, não perde quota de marcado e vê os seus resultados financeiros melhorados. Por outro lado, é incentivada a adotar metodologias que aumentam a maturidade da sua gestão e contribuem para uma postura organizacional mais competitiva.

No contexto atual que Portugal atravessa, é preciso, urgentemente, que as organizações, públicas e privadas, atinjam um nível de Qualidade superior, sendo necessário, para isso, o envolvimento e o contributo de todos os Profissionais da Qualidade. Indo ao encontro de uma das conclusões do estudo “O Futuro da Qualidade em Portugal”, promovido pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) em 2010, “os Profissionais da Qualidade deverão atuar como gestores da mudança e dinamizadores da excelência, com capacidade de antecipação e de envolver a gestão de topo das organizações”.

A organização e a ideia subjacente ao 37º Colóquio da Qualidade pretendem ser isso mesmo – um agente de mudança. Assim, a APQ pretende que o Colóquio de 2012 seja um momento que contribua para a mudança e inversão da situação atual.


Com o evento deste ano pretende-se alcançar três grandes objetivos:

- Sessão Plenária: reflexão sobre como a Qualidade pode ajudar as organizações e, em última instância o País, a descolar do cenário atual de crise económica.

- Sessão “Made in Qualidade”: mostrar do que de melhor se faz nas organizações Portuguesas na área da Qualidade, para que as empresas oradoras sirvam de inspiração para as restantes organizações nacionais.

- Sessão “Made in Portugal”: mostrar que aquilo que se faz em Portugal nos mais variados setores está ao nível dos melhores exemplos mundiais.


A realização do 37º Colóquio da Qualidade na cidade de Guimarães, conhecida como a cidade-berço de Portugal, deve constituir-se ele próprio como um fator agente de mudança. Guimarães é, em 2012, Capital Europeia da Cultura. Com esta aposta pretendemos associar o que de melhor se faz na área da Qualidade em Portugal ao que de melhor se faz na área cultural.

Uma organização Excelente é aquela que alcança resultados superiores através da melhoria contínua dos seus produtos e serviços, que supera as expectativas dos seus clientes, que é reconhecida pelos seus pares e que é sustentável. Não é fácil ter uma organização Excelente, mas é um desafio que deve ser perseguido por todos. Da mesma forma, sabemos que não será fácil organizar um Colóquio de Excelência. A Associação Portuguesa para a Qualidade está comprometida em perseguir esse desafio no âmbito da organização do 37º Colóquio da Qualidade!